Na última quarta-feira (28), o Flamengo foi até o Castelão e perdeu por 3 a 2 para o Fortaleza, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o time recheado de garotos, o time de Dorival foi para o intervalo vencendo por 2 a 1, mas tomou a virada na segunda etapa. Com o resultado, o Rubro-Negro fica ainda mais distante da pontuação planejada para a rodada.
Depois de emplacar oito vitórias em nove jogos e ficar acima da pontuação planejada, o Flamengo vem de uma sequência de péssimos resultados, que fizeram o clube dar adeus ao título. Nas últimas seis rodadas, o time só venceu uma, contra o Botafogo. A distância para o líder Palmeiras, hoje, é de 15 pontos.
Leia mais: Brasileirão: Flamengo pode ter pior marca dos últimos 7 anos
Nos últimos quatro jogos, dois empates e duas derrotas, o resultado foi diferente ao esperado pela Classificação planejada em todos eles. A projeção era de vitórias contra Ceará, Goiás e Fortaleza, e um empate contra o Fluminense. No entanto, o Mais Querido empatou contra os dois primeiros e perdeu para os dois últimos.
Portanto, com 45 pontos, o Flamengo está com cinco a menos do que o planejado para a rodada 28. Na Classificação Planejada, o projetado eram 50 pontos nessa altura do Campeonato Brasileiro. Com o topo da tabela mais longe, o objetivo agora é a classificação direta para a Libertadores, por isso os próximos jogos contra Bragantino e Internacional serão decisivos.
Para os jogos contra Bragantino e Internacional, ambos no Maracanã, o planejado pela tabela são dois empates. Ou seja, é a chance de vencer e recuperar os pontos perdidos nas últimas rodadas. Até o momento, a classificação planejada acertou 12 de 28 resultados do Flamengo no Brasileirão.
O que é a classificação planejada?
Desenvolvida pelo torcedor e colaborador do MRN Henrique Machado, a Classificação Planejada prevê resultados do Flamengo no Brasileirão baseados nos retrospectos entre as equipes e diversos critérios matemáticos que o próprio autor explica detalhadamente explica AQUI.
O MRN calculou a pontuação média do segundo colocado do Brasileirão desde 2006. O valor encontrado foi de 68,9. Por isso, a pontuação média mínima para ser campeão é de 69,9, ou seja, 70 pontos na Classificação Planejada.
Nesse sentido, há ainda a obrigação de se ganhar em casa e a definição entre “grandes”, “médios” e “pequenos”. Muito por conta das mudanças de contextos que redefiniram equipes “grandes”, “Médias” e “pequenas”.
Por isso, há um coeficiente que indica a dificuldade daquele confronto para determinada equipe. Isso baseado em quatro pilares.
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos como mandante ou visitante
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos como mandante ou visitante