O Flamengo está empenhado em voltar a ser destaque no basquete, após duas temporadas abaixo. Para isso, a diretoria rubro-negra vem atuando com força no mercado em busca de peças importantes para o elenco. Nomes de peso, assim, estão acertados ou próximos de se concretizar para defenderem o Manto Sagrado na temporada 2023-24.
O FlaBasquete, neste sentido, vem montando uma seleção com os reforços. Até o momento, cinco atletas já fecharam com o Orgulho da Nação: Scott Machado, Didi Louzada, Lucas Mariano, Maique e Franco Balbi. Além deles, o Benite, ex-Flamengo, também está em negociações avançadas para retornar à Gávea.
Leia mais: Vai renovar? Entenda a situação de Olivinha no Flamengo
Conheça os novos reforços do Flamengo no basquete
Scott Machado
O primeiro reforço dessa reformulação de elenco do Flamengo foi o armador Scott Machado, brasileiro com dupla-nacionalidade norte-americana. O jogador de 33 anos estava na Rússia na última temporada, defendendo o Avtodor Saratov. No basquete russo, realizou 13 jogos, com médias de 9.4 pontos, 3.2 rebotes e 3.7 assistências.
As melhores temporadas do Scott Machado aconteceram no South Bay Lakers e no Cairns Taipans, da Austrália, de 2017 até 2021. O armador, primeiro, passou pelo South Bay Lakers, onde atuou por duas temporadas (2017-18 e 18-19). Nestes dois anos, atuou 45 jogos em cada, mas com médias diferentes. Na primeira teve: 15.9 pontos, 3.8 rebotes e 8.5 assistências. Já na segunda foram: 16.4 pontos, 3.6 rebotes e 7.9 assistências.
No Cairns Taipans, em 2019-20 e 20-21, Scott apresentou bons números, assim como nos Estados Unidos. Na primeira temporada, fez 28 partidas, com 16.1 pontos, 3.6 rebotes e 7.6 assistências. Na segunda, 35 jogos, com 15.6 pontos, 3.6 rebotes e 6.6 assistências. Vale ressaltar, afinal, que entre essa duas passagens, Machado assinou um curto contrato com o Lakers e disputou a NBA.
Saiba mais: Flamengo acerta a contratação de Scott Machado
Lucas Mariano
Depois, o Flamengo acertou a contratação do pivô Lucas Mariano, de 29 anos. Ex-jogador do Franca, o Mais Querido trouxe uma reposição à altura para as saídas. Lucas Mariano, bem como, é um dos melhores da posição do basquete brasileiro, tanto que frequenta Seleção Brasileira. Com carreira toda no Brasil, o atleta é bem conhecido pelos torcedores.
Apesar de bons números no início da trajetória, Lucas Mariano fez suas melhores temporadas no São Paulo e no Franca. Pelo Tricolor, em 2020-21, o pivô teve 19.6 pontos, 6.0 rebotes e 1.4 assistências em 28 jogos. Já no Franca, onde estava desde 2021, o reforço rubro-negro manteve uma consistência nas temporadas. Em 2021-21, números semelhantes ao do São Paulo, porém com cinco partidas a mais, e no ano seguinte, 17.0 pontos, 5.6, rebotes e 1.4 assistências. Vale ressaltar que foi o MVP das finais da Champions League.
Saiba mais: Flamengo investe e acerta contratação de Lucas Mariano
Maique
Aos 30 anos, Maique é um dos reforços do basquete do Flamengo para a temporada. O pivô chega com status abaixo das outras contratações mas com números interessantes. O jogador teve uma crescente na carreira até chegar ao Paulistano em 2019, onde fez um baita ano com 7.6 pontos e 5.2 rebotes em 25 jogos. No entanto, foi apenas a primeira bela temporada do atleta.
Desde então, Maique vem se mantendo com números importantes de pontos e rebotes. No seu segundo ano de Paulistano, superou ainda mais, com 9.4 e 7.4, respectivamente. Com o sucesso, foi para o Minas, onde teve uma queda. Mas na temporada seguinte se transferiu para o Corinthians e retornou a desempenhar à altura, com médias de 12.0 pontos e 6.4 rebotes em 31 partidas.
Saiba mais: Flamengo encaminha contratação de Maique, do Corinthians
Didi Louzada
Uma das principais contratações do FlaBasquete foi o Didi Louzada. A chegada do ala de 24 anos chamou a atenção da Nação devido à idade, por ainda ser jovem, e pela experiência no basquete norte-americano. O promissor começou a carreira no Franca e com o destaque foi para o Sydney Kings, da Austrália. Com duas boas temporada, o jogador se transferiu para o New Orleans Pelicans, da NBA, em 2020. Lá, ficou dois anos, porém com poucas oportunidades. Com isso, foi para o clube filiado da equipe, o Birmingham Squadron.
Com bom desempenho, Didi Louzada foi contratado pelo Portland Trail Blazers e disputou a NBA, com sete partidas. Nestes duelos, teve uma média de 5.0 pontos, 2.1 rebotes e 0.6 assistências. A história, no entanto, se repetiu e precisou sair pela falta de minutagem. Logo, se encaminhou para o Cleveland Charge, clube filiado do Cleveland Cavaliers, até chegar ao Flamengo.
Saiba mais: Flamengo fecha contratação de Didi Louzada
Franco Balbi
O retorno de Franco Balbi incendiou a torcida rubro-negra pela identificação com o armador de 33 anos. O argentino estava no Boca Juniors após a saída da Gávea no ano passado. Na Argentina, participou de 38 jogos, com média de 11.0 pontos, 4.3 rebotes e 4.8 assistências. Contudo, sabe-se que o melhor momento da carreira foi no Mais Querido, onde conquistou diversos títulos, desde Carioca à Mundial.
O “El Mago” teve uma passagem pelo basquete do Flamengo de quatro temporadas, com destaque no elenco e fundamental nas conquistas. Ao todo, bem como, foram nove títulos: Mundial (2022), Champions League (2020-21), NBB (2018-19, 2020-21), Copa Super 8 (2018, 2021) e Carioca (2018, 2019 e 2020).
Saiba mais: Craque campeão brasileiro e da América está perto de retornar ao Flamengo
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã