Entre os dias 1ºe 11 de fevereiro, o Flamengo disputará seu terceiro Mundial de Clubes de sua história. Desta vez, o palco será Marrocos, país africano que recebe também pela terceira vez a competição. Anteriormente, o local viu de perto os títulos de Bayern de Munique e Real Madrid nas edições de 2013 e 2014, respectivamente.
Sendo assim, o MRN destrincha as participações do Mengo no torneio. Em 1981, o clube conseguiu ser campeão diante do Liverpool. Entretanto, trinta e oito anos depois o Fla volta a disputar a competição e o Liverpool consegue sua revanche. Nessa edição, o futuro adversário em uma eventual final deve ser o Real Madrid.
Leia também: Rodrigo Muniz vira obsessão de rival de Flamengo na Série A
Números do Flamengo em Mundiais
Jogos: 3
Vitórias: 2
Empates: 1 (perdeu na prorrogação)
Derrotas: 0
Gols feitos: 6
Gols contra: 2
Títulos: 1
Vice: 1
1981
No dia 13 de dezembro de 81, o Flamengo teve seu maior dia da história ao vencer o todo poderoso Liverpool, da Inglaterra, por 3 a 0 com gols de Nunes (duas vezes) e Adílio. Anteriormente, o Mundial era disputado apenas em um jogo, entre o campeão da Libertadores contra o vencedor da Champions League. Por fim, o palco do jogo foi o estádio Nacional, no Japão.
Flamengo: Raul Plassmann; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Tita, Adílio e Zico; Nunes e Lico.
Liverpool: Bruce Grobbelaar; Phil Neal, Mark Lawrenson, Phil Thompson e Alan Hansen; Sammy Lee, Terry McDermott, Graeme Souness e Craig Johnston; Kenny Dalglish e David Johnson.
2019
Pela primeira vez jogando no formato Fifa da era moderna, o Flamengo enfrentou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, no Catar, na semifinal da competição. Após sair atrás, virou para 3 a 1 e conseguiu vaga na final contra o Liverpool.
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Al-Hilal: Abdul Al Maiouf; Moha Al Burayk, Ali Al Bulayhi, Jang Hyun-Soo e Yasser Al-Shahrani; Gustavo Cuéllar, Carlos Eduardo, André Carrillo e Salem Al Dawasari; Giovinco e Gomis
Na decisão em Doha, o Flamengo resistiu, jogou bem, mas perdeu na prorrogação para os ingleses por 1 a 0. Em resumo, gol do brasileiro Roberto Firimino, ex-Figueirense.
Flamengo: bem como a semi, Jesus escalou o mesmo time na decisão*
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Gomez, Van Dijk e Robertson; Henderson, Keita e Oxlade-Chamberlain; Salah, Firmino e Mané.