O dia 22 de março de 2014 está para sempre marcado na história do Flamengo. Foi nessa data que o Rubro-Negro conquistou pela primeira vez um título sul-americano de basquete. E foi em casa. Quase 9 mil torcedores acompanharam Marcelinho Machado comandar o time contra o Pinheiros, na grande final.
Leia Mais: Na raça, FlaBasquete bate o Corinthians e chega à terceira vitória seguida no NBB
O Flamengo venceu o título de forma invicta, se tornando o primeiro time brasileiro a atingir tal feito. Foram oito vitórias em oito jogos. Na final, placar de 85 x 78 sobre os paulistas do Pinheiros. Marcelinho liderou o Flamengo em pontos, com 24. Machado foi também eleito o melhor jogador da competição.
Dali, o Flamengo rumou para ganhar também o seu primeiro Mundial de Basquete. Conseguiu isso vencendo o Macabi Tel Aviv por 90 x 77, em 28 de setembro de 2014. Em 2021, o Flamengo venceu seu segundo título sul-americano, na competição agora chamada de Champions League Americas. O Rubro-Negro também se tornou bicampeão mundial, em 2022.
Flamengo busca o tri da América em 2022
A Federação Internacional de Basquete (FIBA) confirmou em 17 de março que o Maracanazinho será a sede da fase final da Basketball Champions League das Americas, com os oito melhores times da fase de classificação. O Orgulho da Nação é o atual campeão e busca o tricampeonato. Os jogos estão marcados para 6 a 9 de abril.
Além do Flamengo, estão classificados os brasileiros São Paulo e Minas Tenis Clube, os uruguaios do Bigua, os porto-riquenhos do Cangrejeros de Santurce, os argentinos do Boca juniors e Quimsa, e os nicaraguenses do Real Esteli.
O Flamengo terminou a primeira fase em primeiro lugar do grupo D, com 11 pontos. Os rubro-negros venceram 5 de 6 partidas. O Orgulho da Nação busca o tricampeonato da América, tendo sido campeão em 2014 e 2021.