O Flamengo lançou hoje nas suas redes sociais uma campanha de incentivo ao voto dos jovens nas próximas eleições. O clube postou no Twitter uma imagem com a hashtag #roledaseleições. A campanha quer incentivar o voto das pessoas entre 16 e 17 anos nas eleições de outubro de 2022.
O texto diz: “Para quem tem 16 ou 17 anos, o voto não é obrigatório – mas pode ser um golaço para o futuro do país! Nesse #RolêdasEleições, o Flamengo convoca a juventude da Nação Rubro Negra para tirar o título de eleitor em https://bit.ly/TituloNet-2022 até 4 de maio e fortalecer a democracia.”
Leia Mais: Com retorno de volantes e desfalque na zaga, Flamengo divulga relacionados contra o Vasco
O prazo final para registro de eleitores para as eleições desse ano é 4 de maio. O voto é obrigatório para todos os brasileiros natos ou naturalizados entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos.
Em 2022, os brasileiros vão às urnas em 2 de outubro e 30 de outubro (se necessário) para eleger o presidente, vice-presidente, deputados federais, senadores, governadores e deputados estaduais. Saiba mais no site do TSE.
A campanha de incentivo ao voto dos jovens é importante pois o Brasil tem visto uma queda na participação dos mesmos. O Jornal Correio Brasiliense reporta: “A sete meses das eleições, o engajamento de jovens de 16 e 17 anos é o mais baixo já registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Até o fim de janeiro, 731 mil cidadãos dessa faixa etária, para a qual o voto é facultativo, tinham se cadastrado como eleitores. As inscrições seguem abertas até 4 de maio, mas, hoje, esse número representa cerca de 10% dos menores de idade aptos a votar e pouco menos de um quarto do total que foi às urnas três décadas atrás.”