O Maringá chega no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (24) com a intenção de aprontar contra o Flamengo na quarta (26), às 21h30 (Horário de Brasília), no Maracanã. O Mengão perdeu a ida por 2 a 0 e, caso seja eliminado, passaria por um vexame inédito, talvez o pior da temporada. É que outro campeões da Copa do Brasil já foram eliminados de cara na edição seguinte, e até para adversários menores como clubes de segunda divisão. Mas isso nunca aconteceu com uma derrota para um clube da quarta divisão.
A Série D é a divisão que o Maringá joga e o Flamengo gasta por semana o que o adversário na Copa do Brasil gasta em um ano. A diferença é absurda e o ineditismo beira o surreal se pensarmos no confronto antes do jogo de ida. Mas se tornou uma possibilidade real com a desvantagem de dois gols, embora a obrigação ainda seja flamenguista em vencer o time de menor expressão por três gols de diferença.
Leia Mais: Mudanças: Maringá se reforça para jogo com Flamengo; time viaja nesta segunda
Essa seria apenas a sétima vez desde 1989, primeira edição da Copa do Brasil, que o atual campeão é eliminado logo no primeiro confronto. Aconteceu apenas seis vezes: Cruzeiro caindo para o Santa Cruz em 1997, o Juventude caindo para o Santos em 2000, o Palmeiras sendo eliminado para o Athletico em 2013, o Atlético-MG deixou o torneio com derrota para o Figueirense em 2015, o Athletico caiu para o Flamengo em 2020, e novamente o Palmeiras, em 2021, saindo para o CRB.
Times pequenos estavam na Série B
No entanto, os times citados considerados de menor expressão, como Santa Cruz, Figueirense e CRB, estavam na segunda divisão. Além disso, mesmo caindo em outras fases, um campeão da Copa do Brasil jamais saiu após perder para um clube de Série D.
Flamengo só jogou após ser campeão em 2014
Campeão da Copa do Brasil em 1990, o Flamengo não jogou o torneio na edição seguinte. Por isso, não há retrospecto para o ano. Isso porque a classificação para o torneio na época se dava através dos Estaduais. Assim, entravam na Copa do Brasil o campeão e o vice. O Botafogo levou o título e o Vasco, ficou com a medalha de prata. O Fla não se classificou.
Em 2006, o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil em cima do Vasco. Mas em 2007, mais uma vez o Rubro-Negro ficou de fora da disputa. Isso porque em mais uma das épocas com grandes mudanças, até 2012 os clubes que disputavam a Libertadores não jogavam o torneio nacional. Assim, com a competição classificando o campeão para a competição nacional, os campeões nunca jogavam a edição seguinte.
Em 2013, o Athletico foi vice para o Flamengo. O regulamento já tinha passado por nova alteração e os times da Libertadores voltaram a disputar a competição. O time até chegou longe, enfrentando o Atlético-MG na semifinal, mas perdeu para os mineiros, que terminaram com a taça.