Nesta quarta-feira, 3, o Flamengo estreou na segunda edição da Basketball Champions League Américas
O Rubro-Negro enfrentou o Minas, atual líder do NBB, no Maracanãzinho, e saiu com a importante vitória por 79 a 69. A primeira partida dos times na competição teve o destaque para Johnson, americano do Minas que marcou 25 pontos, sendo o cestinha. Do lado do Flamengo, Marquinhos foi o maior pontuador, anotando 16.
Com o sucesso na primeira partida, o Flamengo lidera o grupo D da Champions. Na sequência, o time enfrenta os argentinos do Instituto, também no Maracanãzinho. A partida está marcada para às 20h40, na sexta-feira, 5, com transmissão do DAZN.
O jogo
1º quarto – Flamengo 19 x 10 Minas
O Flamengo começou com uma defesa forte, com paciência para atacar e selecionar os melhores arremessos. O início foi arrasador e uma corrida de 8 a 0 deixou o Rubro-Negro tranquilo em quadra. A bola de três, melhor fundamento da equipe, já de início foi um fator importante para construir a vitória. Em dez minutos, Olivinha e Marquinhos acertaram duas cada e o time da Gávea largou na frente.
2º quarto – Flamengo 17 x 12 Minas
No segundo quarto, o Rubro-Negro começou com uma formação diferente e dessa maneira não conseguiu manter o mesmo rendimento. A equipe cometia erros tanto ofensivos quanto defensivos e o Minas aproveitou para tentar diminuir a desvantagem. Apesar de ter equilibrado a partida na sequência com Martinez e Chuzito, o Flamengo não repetiu o alto volume de jogo de antes. Só que ao final do quarto, com pouco mais de dois minutos para o término, Marquinhos e Balbi acertaram duas de longe e enfim o placar ficou mais favorável. O camisa 11 ainda marcou dois pontos em lances livres e maior diferença até então ficou em 17 pontos. Assim sendo, os times foram para o intervalo com o placar em 36 a 22.
+ Flamengo vira no fim, vence o São Paulo pela primeira vez e conquista o bi da Copa Super 8
3º quarto – Flamengo 26 x 21 Minas
O segundo tempo começou e o Flamengo apesar de estar na frente, aumentou o ritmo e volume de arremessos. Os comandados de Gustavo de Conti conseguiam se movimentar e trocar passes com facilidade, causando estrago na defesa adversária. Contudo, o Rubro-Negro também deu alguns moles na defesa e assim sofreu mais pontos, embora não tenha se prejudicado com isso. O time administrou bem a vantagem construída anteriormente e assim o placar mostrava 62 a 43 para o Flamengo no fim do período.
4º quarto – Flamengo 17 x 26 Minas
E com a vitória bem encaminhada, o Flamengo começou o período sem se esforçar muito, sobretudo na defesa. Do lado do ataque, a apresentação coletiva do time da Gávea seguiu em alta qualidade. Além disso, Marquinhos bem eficiente, meteu mais uma bola de três e se firmou como o cestinha do Mais Querido. Porém, o Minas não desistiu da partida, foi valente e terminou com a vitória na parcial. O americano Johnson chegou a incríveis 25 pontos, com 6 bolas de três, mas não foi o suficiente. O Flamengo confirmou o triunfo na estreia por 79 a 69 e iniciou assim sua caminhada com o pé direito na Champions League.