O Flamengo foi o único participante no leilão para o arremate do terreno do antigo Gasômetro, desapropriado pela Prefeitura do Rio sob exigência de construção de um estádio para no mínimo 70 mil pessoas. O leilão aconteceu após uma série de tentativas de suspender a sessão na Justiça, com uma liminar sendo concedida na terça-feira e cassada na manhã desta quarta (31).
Betsul 5 de 5 |
|
Com isso, o Flamengo conseguiu arrematar o terreno pelo valor mínimo de R$ 138.195.000. Após a publicação no Diário Oficial da Prefeitura, que deve acontecer nesta quinta-feira, o Flamengo terá cinco dias úteis para realizar o pagamento à vista do valor.
➕ EXCLUSIVO: conheça o estudo de viabilidade técnica do estádio do Flamengo no Gasômetro
Antes disso, o presidente Rodolfo Landim terá que propor uma readequação orçamentária que precisará ser aprovada pelo Conselho de Administração do clube, presidido por Luiz Eduardo Baptista (Bap), candidato de oposição que chegou a apresentar restrições à compra do terreno.
Até lá, a União e a Caixa Econômica Federal seguirão tentando impedir na Justiça a concretização da aquisição do terreno pelo Flamengo, sob argumentos diferentes. A União alega que a Prefeitura deu o terreno como garantia em um contrato que previa a realização de obras na Santa Casa de Misericórdia e que não teria sido cumprido desde 2016. Já a Caixa alega que a desapropriação do terreno teve desvio de finalidade e foi feita para beneficiar o Flamengo.
Flamengo pretende inaugurar estádio em novembro de 2029
Uma terceira tese, em ação movida pelo advogado Vinicius Custódio que chegou a resultar em uma liminar suspendendo o leilão, alega que o terreno pertence na prática à Caixa, administradora do fundo imobiliário que é proprietário do imóvel, e por isso a desapropriação teria que ser aprovada pelo presidente da República. Essa liminar foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Após a assinatura do termo de promessa de compra e venda do terreno, o Flamengo iniciará a fase 2 do plano de construção de estádio, a elaboração do plano executivo de construção do estádio, que tem conclusão prevista até novembro. Após isso serão realizadas uma concorrência internacional para o projeto arquitetônico do estádio e uma concorrência para contratar a empresa que de fato executará a obra. Tudo isso deve acontecer nos próximos 18 meses para que a obra possa ser iniciada na sequência e concluída em 36 meses.
Na sessão do Conselho Deliberativo que aprovou a participação no leilão, o vice-presidente de Patrimônio do Flamengo, Marcos Bodin, responsável por coordenar o projeto do estádio, disse que o clube pretende inaugurar o estádio em 15 de novembro de 2029.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã