Em busca da sua segunda vitória seguida na Copa Libertadores e tentando assumir a liderança do Grupo A, o Flamengo visita o Racing nesta quinta-feira (4), no tradicional ” El Cilindro” de Avellaneda, em Buenos Aires, pela terceira rodada da competição continental. E para já entrar no clima do duelo, o MRN relembra a última vez que as duas equipes se enfrentaram.
Flamengo e Racing já se enfrentaram em quatro oportunidades pela Libertadores, e o Mengão tem um retrospecto negativo, já que nunca venceu o time argentino no torneio. Ao todo foram quatro partidas, em 1992 e 2020, com três empates e uma vitória do Racing. O último duelo aconteceu no Maracanã, em 2020, pelo jogo de volta das oitavas de final, onde o time deu adeus ao sonho do bicampeonato.
Leia mais: Flamengo x Racing: horário, onde assistir e provável escalação
Na época, o Flamengo era o atual campeão da Libertadores, após a histórica conquista em 2019, sob o comando de Jorge Jesus. Em 2020, após o fim da quarentena por conta da pandemia de Covid-19, o Mister deixou o comando e Domenèc Torrent assumiu o comando do time, mas pouco durou no cargo por conta dos resultados negativos.
Em novembro de 2020, Rogerio Ceni foi o escolhido pela diretoria para seguir com o sonho do bicampeonato seguido da Libertadores. E com pouco mais de duas semanas à frente do elenco, comandou o time no empate por 1 a 1 contra o Racing, na Argentina.
Último jogo entre Flamengo x Racing
A última partida aconteceu no dia primeiro de dezembro de 2020, no Maracanã, e bastava uma simples vitória para o Mais Querido avançar para as quartas de finais. Sob o comando de Rogério Ceni, o Flamengo foi a campo com a seguinte escalação: Diego Alves, Islar, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio, Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Vitinho e Bruno Henrique.
Sem torcida, o Maracanã foi palco de um jogo recheado de grandes emoções em mais um duelo entre Brasil x Argentina na Libertadores. O Rubro-Negro dominou as ações da partida, desperdiçou oportunidades e se viu perto da eliminação no tempo normal ao perder Rodrigo Caio, expulso aos 17′. Isso porque apenas dois minutos depois, o Racing abriu o placar com Sigali, após falta cobrada na área.
Mas mesmo com um jogador a menos, o time do Flamengo buscou o empate heroico no último lance da partida, com Willian Arão, de cabeça. No entanto, o herói virou vilão na disputa de pênaltis. O volante foi o único atleta que desperdiçou sua cobrança e o Mengão acabou eliminado em casa para o time argentino.