Apesar de começar o Cariocão 2022 com a base, o Flamengo será obrigado a escalar o time considerado principal a partir da quarta rodada do campeonato. Isso porque o regulamento da FERJ obriga que os clubes assim o façam. A partida será contra o Fluminense.
A medida da FERJ é para que os clubes não deixem o Campeonato Carioca de lado. A quarta rodada, inclusive, marca o primeiro clássico no torneio. O Flamengo enfrentará o Fluminense. A punição para a equipe que descumprir esta regra é a perda do valor que corresponde ao direito de transmissão de seus jogos.
Leia Mais: Conheça o time do Flamengo que estreia no Cariocão 2022 contra a Portuguesa
Entretanto, a medida é contraditória. Isso porque a Federação de Futebol do Rio de Janeiro não pagou a premiação aos campeões na temporada de 2021. Além disso, alegou não ter dinheiro para distribuir o prêmio para as equipes que mereciam.
Apesar disso, a FERJ entende que obrigar as equipes é a melhor forma de não “abandonarem” o torneio. Isso aconteceu em 2020, quando Flamengo, Vasco e Botafogo disputaram o primeiro turno inteiro com o elenco considerado reserva ou a base. A quarta rodada do Cariocão 2022 será justamente um clássico contra o Fluminense.
Entenda o confuso regulamento do Campeonato Carioca; Flamengo pode se beneficiar se classificar em primeiro
Assim como em 2021, o regulamento do Cariocão 2022 segue o mesmo padrão. Isto é, o clube que terminar a fase de grupos na primeira colocação será o campeão da Taça Guanabara e tem vantagem do empate nas semifinais. Na temporada passada, o Flamengo sobrou. Uma vez que o time venceu a Taça Rio e também conquistou o título do Carioca mais adiante.
Os quatro melhores colocados se classificam e disputam o mata-mata. Entretanto, as equipes que se classificarem entre quinto e oitavo disputam outro mata-mata, valendo a Taça Rio.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã