Nos últimos 10 anos o Flamengo passou por um período de reestruturação, negociando dívidas, investindo em estrutura e capitalizando novos jogadores. Isso tornou o Rubro-Negro um clube saudável, que briga por títulos grandes, chegando a finais de torneios usualmente.
De acordo com o SofaScore Brazil na última década o Flamengo foi o time brasileiro que mais chegou em finais de grandes torneios. O Rubro-Negro conta com oito finais, elas estão divididas em três Copas do Brasil, três Libertadores, uma Sul-Americana e um Mundial de Clubes. Na sequência, a lista conta com Athletico-PR e Palmeiras com seis e cinco finais, respectivamente.
Leia mais: Arrascaeta disputará finais no sacrifício, afirma jornalista
Vale lembrar que dessas oito finais, sete foram a partir de 2017, ou seja, em um período de cinco anos. Esses resultados começaram a ser obtidos em um momento que o Flamengo já tinha um aporte financeiro maior, conseguindo contratar jogadores como Diego, Everton Ribeiro, Guerrero e Diego Alves.
Apesar do número grande de finais o Flamengo só foi campeão em duas oportunidades, na Copa do Brasil de 2013 e na Libertadores de 2019. Porém, ele pode melhorar esses números se vencer as edições de 2022 dos mesmos torneios, isso elevaria o aproveitamento Rubro-Negro para 50%.
Um ponto a se destacar da tabela é a ausência dos rivais cariocas do Flamengo. Isso porque Fluminense, Vasco e Botafogo não conseguiram chegar a nenhuma final de grandes torneios nos últimos anos. A última vez em que um adversário Rubro-Negro do Rio de Janeiro chegou até uma final em âmbito nacional foi em 2011 com o Vasco na Copa do Brasil.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã