Após adiamento devido ao acidente com o avião da Chapecoense, o Campeonato Brasileiro chegou ao fim na tarde deste domingo (11). O Flamengo foi ao Paraná jogar contra o Atlético-PR tentar quebrar um jejum de mais de 40 anos. Já garantido na fase direta da Libertadores, o Fla jogou pelo vice-campeonato brasileiro, em disputa direta com o Santos, que começou a rodada na terceira colocação.
No entanto, as equipes não saíram do 0x0. O resultado deixou o Fla em terceiro e o Atlético-PR em sexto, ambos classificados para a Libertadores do próximo ano.
PRIMEIRO TEMPO
A equipe do Flamengo começou forte o jogo, quase abrindo o placar aos 5 minutos. Em bom cruzamento de Pará, Everton acertou forte cabeçada em direção ao gol, que explodiu no travessão de Weverton. Aos 10 minutos foi a vez do Atlético-PR responder com bela cabeçada de André Lima, que obrigou boa defesa de Alex Muralha pelo lado do Flamengo.
Dali pra frente, as melhores chances de chegada foram do Atlético-PR. No entanto, a dificuldade em finalização acabou não levando tantas vezes perigo à área rubro-negra. Aos 32 minutos, porém, o Furacão assustou e quase abriu o placar na Arena da Baixada. Otávio acertou um forte chute de fora da área, a bola subiu e pegou um efeito, mas acabou morrendo nas redes pelo lado de fora do gol de Muralha.
O Flamengo ainda tentou chegar ao ataque antes do final do primeiro tempo, mas na hora do cruzamento, Pará acabou errando e impedindo a finalização do ataque. O último lance de perigo da primeira etapa foi do time da casa. Em cruzamento na área, Réver cabeceou contra o patrimônio e obrigou Alex Muralha a fazer bela defesa para evitar o gol do Atlético-PR.
SEGUNDO TEMPO
O jogo voltou um pouco mais agitado. Em sua primeira jogada, Leandro Damião, que entrou no intervalo, chutou em direção ao gol de Weverton, mas a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo. Alex Muralha começou a segunda etapa reforçando estar em dia inspirado. Primeiro com Hernani, depois com Pablo, que chutaram forte em direção ao gol do Flamengo e obrigaram Muralha a realizar belas defesas.
O Atlético-PR buscou a todo o tempo resultado, para tentar garantir a vaga na Libertadores. Aos 25, o Furacão chegou ao ataque de novo, em erro de Márcio Araújo, que permitiu o contra-ataque. No entanto, o chute de Hernani saiu à esquerda de Muralha e foi pela linha de fundo.
Após entrada de Mancuello, o Flamengo conseguiu chegar duas vezes com perigo. Uma vez com o argentino, que chutou com efeito e obrigou difícil defesa de Weverton. Em seguida, Gabriel cruzou na área buscando Damião. O camisa 18 cabeceou a bola, que acabou saindo pela linha de fundo.
As equipes ainda tentaram chegar ao gol na Arena da Baixada, mas as finalizações ruins impediram que saísse gol para qualquer um dos lados. Com o resultado, o Flamengo terminou o campeonato em terceiro lugar e o Atlético-PR garantiu vaga na pré Libertadores, terminando em sexto lugar na tabela de classificação.
Atlético-PR x Flamengo
Atlético-PR – Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Lucho González (João Pedro), Nikão (Lucas Fernandes) e Pablo; André Lima. Técnico: Paulo Autori
Flamengo – Alex Muralha; Pará, Réver, Juan e Jorge; Márcio Araújo (Mancuello), Willian Arão e Alan Patrick (Felipe Vizeu); Everton, Gabriel e Paolo Guerrero (Leandro Damião). Técnico: Zé Ricardo
Cartões amarelos: Atlético-PR – Léo e Paulo André / Flamengo – Alex Muralha, Juan, Jorge, Willian Arão e Everton
Cartão vermelho: Flamengo – Mancuello
Público: 35.396 pagantes / 38.020 presentes
Renda: R$ 1.060.990,00
*Créditos da imagem destacada: Reprodução site Flamengo – Staff Images