O Flamengo vai até a Argentina para mais um grande jogo pela Libertadores. O jogo de ida da semifinal contra o Vélez Sarsfield acontece em na quarta-feira (31), às 21h30 (Horário de Brasília), no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires.
Mas o Flamengo pode colocar a fé no retrospecto recente jogando no país. O Mengão não perde na Argentina há quase cinco anos. A última derrota foi para o Independiente, por 2 a 1, na final da Sul-Americana 2017. Quando se trata de Libertadores, a última derrota em solo argentino foi para o San Lorenzo por 2 a 1, na fase de grupos da Libertadores 2017. Com a derrota, o Mais Querido foi eliminado da competição.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
São cinco jogos na Argentina desde então: duas vitórias e três empates. Todas as partidas nesse sentido foram pela Libertadores. Uma das vitórias foi justamente sobre o Vélez Sarsfield, na fase de grupos da competição em 2021, por 3 a 2. Veja os últimos jogos no país vizinho:
- Talleres 2 x 2 Flamengo – fase de grupos (2022)
- Defensa y Justicia 0 x 1 Flamengo – oitavas de final (2021)
- Vélez Sarsfield 2 x 3 Flamengo – fase de grupos (2021)
- Racing 1 x 1 Flamengo – oitavas de final (2020)
- River Plate 0 x 0 Flamengo – fase de grupos 2018
O retrospecto recente é animador. No entanto, no retrospecto histórico, os números ficam mais complicados para o Mengão. Ao todo, são 55 jogos, com 15 vitórias para o lado flamenguista. O clube ainda perdeu 22 vezes e empatou 18.
Flamengo e Vélez decidem vaga para final da Libertadores no Maracanã
Depois de jogar na Argentina, a decisão da vaga para a grande final será no Maracanã. Ou seja, o Mengo busca levar um bom resultado para casa, para carimbar o passaporte para o Equador, país que sedia decisão do torneio em 2022.
Por fim, o jogo de volta acontece no feriado de 7 de setembro, também às 21h30. A final está marcada para o dia 29 de outubro e se avançar, o Mengo encara o vencedor de Palmeiras e Athletico.