A torcida do Flamengo foi surpreendida por uma informação dada pelo jornalista Julio Gomes, do UOL, na manhã deste domingo (19). De acordo com a apuração do profissional, a diretoria rubro-negra também irá se reunir em Portugal com o ex-auxiliar técnico de José Mourinho, Rui Faria. O português tem 46 anos e teve seus agentes contactados no último sábado.
Faria é jovem e só treinou um clube na carreira: Al Duhail, do Catar. No futebol periférico, chegou a levantar o título da Copa do Emir, mas deixou o clube um ano depois por questões internas. Ainda segundo a publicação, o ex-braço direito do renomado José Mourinho recusou uma oferta do Besikitas recentemente, já que possui filhos que vivem na Inglaterra. Ou seja, seria um bom desafio para Marcos Braz e Bruno Spindel convencerem de aceitar o projeto do Flamengo.
Quem é Rui Faria, possível novo alvo do Flamengo
Faria trabalhou diretamente com Mourinho durante 17 anos. No dia-dia, era considerado o ”braço direito” do técnico e não só apontado como um simples auxiliar. Rui sempre foi um grande conhecedor da “periodização tática”, método de treinamento desenvolvido em Portugal e que se disseminou entre vários treinadores importantes no Velho Continente. Ao todo, conquistou 26 títulos com Mourinho, encerrando a parceria em 2018.
Após o fim do vínculo com Rui Faria, Mourinho disse em entrevista: ”O miúdo é agora um homem. O estudante inteligente é agora um especialista do futebol, pronto para uma carreira de sucesso como treinador principal”.
Leia também: Advogado de Jesus sobre Flamengo: “Ele nunca disse não”
Flamengo trouxe ex-auxiliar de Guardiola e não deu certo
Caso Rui Faria for contratado, seria a segunda experiência do Flamengo com ex-auxiliar de um grande técnico europeu. Em 2020, o Mais Querido foi à Espanha e buscou Domènec Torrent, que trabalhou com Pep Guardiola durante uma década.
Torrent e Guardiola se uniram na temporada 2007/08, assumindo o Barcelona B. Na época, a equipe jogava a quarta divisão da La Liga, mas sob o comando da dupla, os catalães subiram para a terceira e venceram os playoffs que os classificavam para a segunda divisão. Com o sucesso, ambos foram promovidos e assumiram a equipe principal do Barça em maio de 2008. No comando da lendária equipe de Messi, Xavi e Iniesta, foram vitoriosos anos até 2012, com conquistas marcantes como a Champions League, Mundial de Clubes e La Liga.
Por ter tido sucesso ao lado de Torrent, Guardiola convidou seu auxiliar para continuar com ele nos próximos desafios, e ambos se mudaram para o Bayern de Munique. No clube alemão, conquistaram títulos como a Bundesliga e Mundial. Já em terras inglesas, a principal taça foi a da Premier League, pelo Manchester City. Ao todo, foram 24 troféus conquistados pela dupla.
Em junho de 2018, Torrent teve o desejo de ser o treinador principal de uma equipe, e se separou de Guardiola para assumir o New York City FC. Na primeira temporada ficou em terceiro lugar na conferência leste, garantindo um lugar na fase de playoffs (mata-mata), mas acabou sendo eliminado na primeira rodada.
No ano seguinte, o treinador terminou em primeiro lugar no leste, naquela que foi a melhor temporada da história no New York City. Nos playoffs, terminou eliminado novamente, desta vez nas semifinais. Torrent deixou o clube da MLS em novembro de 2019.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã