Após fechar a contratação em definitivo de Andreas, Marcos Braz e Bruno Spindel estão Londres. O alvo da vez é um volante. A informação é do jornalista Venê Casagrande.
Desde que chegou ao Flamengo, Paulo Sousa detectou uma carência no elenco rubro-negro: um volante box-to-box. Ou seja, meio-campistas que atuam bem tanto na defesa quanto no ataque. Além disso, ele tem a função de conectar a defesa ao rápido. Então, esse jogador precisa ter um bom passe, construir jogadas e quebrar linhas de marcação.
Leia mais: Com Andreas na lista, veja as contratações mais caras da história do Flamengo
Toni Kross, Andrés Iniesta, Steven Gerrard e Frank Lampard são alguns exemplos. Outro jogado que encaixa muito bem nessa definição é o ex-coringa Gerson. Até porque esse jogador precisa ter boa noção para jogar de frente para o jogo, virado para o ataque e para a área adversária. Em outras palavras, precisa saber “jogar de costas”.
Atualmente, o Flamengo conta com Willian Arão, Andreas Pereira, Thiago Maia e João Gomes para a posição de volante no elenco. Além disso, Diego já chegou a atuar nesse setor do campo com Jorge Jesus e Rogério Ceni. Entretanto, Paulo Sousa vem escalando o camisa 10 em uma faixa mais à frente no campo.
Leia mais: Benfica bate o martelo sobre futuro de Éverton Cebolinha, após investidas do Flamengo
Por isso, o Mundo Rubro-Negro pesquisou possíveis volantes na França que poderiam reforçar o Flamengo. Separamos três nomes de viáveis de atuarem no futebol brasileiro e se encaixam no perfil de contratação que o clube busca.
Thiago Mendes
Desejo do Flamengo na última janela, o volante perdeu mais espaço no Lyon. Após a saída de Bruno Guimarães, o clube francês contratou o meio-campista Tanguy Ndombélé, do Tottenham Hotspurs, para suprir a ausência do brasileiro.
Sendo assim, Thiago Mendes perdeu ainda mais espaço no time francês. Prestes a completar 30 anos em março, o jogador vê com bons olhos uma transferência. Além disso, a família do volante também deseja um retorno ao Brasil. A esposa do atleta, inclusive, fez campanha para ele retornar ao Flamengo na janela de verão do ano passado.
Leia mais: Flamengo prepara oferta por jogador do River Plate, aponta imprensa argentina
Entretanto, as manifestações mais atrapalharam do que ajudaram. Isso porque o próprio presidente do Lyon disse que a postura da esposa de Thiago Mendes nas redes sociais incomodou os dirigentes franceses e complicou ainda mais o negócio.
Na época, o Flamengo desejava um empréstimo com opção de compra pelo jogador. O Rubro-Negro propôs pagar 500 mil euros na liberação, com uma cláusula fixa em 9 milhões de euros para contar com o brasileiro em definitivo. No entanto, os franceses bateram o pé e pediram um empréstimo com obrigação de compra.
Danilo Barbosa
Revelado no juvenil do Vasco, o jogador deixou o futebol brasileiro assim que completou 18 anos. Isso porque o grupo de investimentos do empresário Jorge Mendes comprou o passe de Danilo Barbosa e o repassou para o Braga.
O volante, de 25 anos, coleciona passagens por Valência, Benfica e Standard de Liège, até chegar ao Nice. O clube francês comprou o jogador por 8 milhões (R$35 milhões, na época) em 2018. Desde então, o brasileiro ainda atuou no Palmeiras, por empréstimo. Ele, inclusive, entrou em campo na final da Libertadores de 2021.
Leia mais: Torcida do Flamengo cria música em homenagem aos times de 1981 e 2019; Diego e Gabigol são citados
O jogador retornou ao Nice em janeiro desse ano, após o clube paulista se recusar a pagar 6,5 milhões de euros (cerca de R$39 milhões) pelo jogador. Ou seja, caso deseje contratar o volante, o Rubro-Negro terá que desembolsar algo em torno desse valor.
Rafinha Alcântara
Revelado na base rubro-negra, o jogador é o mais improvável da lista. Isso porque Rafinha chegou à Real Sociedad em dezembro por empréstimo. Além disso, o brasileiro vem sendo aproveitado no time basco, atuando já em cinco oportunidades.
O volante pertence ao PSG e está emprestado ao time espanhol. Maurício Pochettino, inclusive, não conta nem com um retorno do jogador à equipe francesa. Campeão olímpico em 2016, Rafinha Alcântara não chegou nem a ser inscrito na fase de grupo da Champions League pelo clube parisiense.
Leia mais: Audax x Flamengo: onde assistir, horário e provável escalação
Rafinha tem 28 anos e já revelou o desejo de atuar pelo Flamengo em entrevista. O jogador é filho do ex-jogador Mazinho e irmão do meia Thiago Alcântara, do Liverpool. O volante, da Real Sociedad, também coleciona passagens por Barcelona, Internazionale e Celta de Vigo. Inclusive ele trabalhou com o preparador físico do Flamengo, Antonio Gomez, em tempos de Barça.