A espetacular atuação de Olivinha na partida do último sábado (4) contra Franca manteve viva a esperança do Flamengo na torcida por uma virada que pode igualar uma escrita ainda inédita para o rubro-negro: apenas uma vez na história do NBB uma equipe superada nos dois primeiros jogos da grande decisão conseguiu virar o confronto, sagrando-se campeã.
O feito aconteceu na temporada do Novo Basquete Brasil de 2016/17. A equipe do Bauru perdeu os primeiros dois jogos da final para o Paulistano. Mas se recuperou vencendo os três confrontos seguintes, levantando a taça daquela edição.
Leia mais: Ele tem um plano: Gustavinho fala em ‘estratégia’ para vencer o Franca na final do NBB
O Rubro-Negro foi campeão da NBB em três oportunidades fechando decisões no quinto jogo. Bateu o Brasília por 3 a 2 na primeira edição da competição, e repetiu o placar em 2015/16 e 2018/19 contra Bauru e Franca, respetivamente.
Um passo de cada vez. Flamengo se prepara para o quarto jogo
A Magnética empurrou a equipe do Flamengo no terceiro jogo da final, que coloca frente a frente os maiores vencedores do basquete brasileiro. Vindo de duas derrotas para a equipe paulista e precisando vencer ou vencer para manterem-se vivos, os jogadores comandados pelo técnico Gustavo de Conti anotaram 81 a 75, conquistando o triunfo que obrigou a realização de um quarto jogo.
Com 2 a 1 na série melhor de 5, o Flamengo agora terá que vencer novamente os dois próxims jogos para ser campeão. As duas equipes voltam a se enfrentar em Franca na próxima quinta, no ginásio Pedrocão. Se houver a necessidade de um quinto duelo, ele também será em São Paulo, no próximo sábado.
Favorito ao título e líder da fase de classificação com três derrotas a menos que o Flamengo, o Franca voltou a final do NBB com o retrospecto de ter sido um elenco mais regular coletivamente em toda a competição. Mas Olivinha, Faverani, Dar Tucker e grande elenco prometem deixar tudo em quadra na busca pelo oitavo título da NBB.
Desde 2008, a elite do basquete brasileiro disputa o NBB. Em 12 edições até agora, o Flamengo venceu sete, sendo as últimas duas. Na era Novo Basquete Brasil, o Franca havia chegado a duas finais, perdendo ambas: para o Brasília em 2010/2011 e para o rubro-negro carioca em 2018/2019. Mas, antes, era a equipe paulista o time que dominava o cenário nacional. Somou 11 títulos de Taça Brasil (de 1965 a 1989) e do Campeonato Brasileiro (de 1990 a 2008).
Jogo 4 – Quinta-feira
Franca x Flamengo, às 18:30, no ginásio Pedrocão, em Franca.
Flamengo em busca do empate na série.