Campeão da Libertadores em 2022, o Flamengo segue fazendo história na competição continental. Em 2023, o Rubro-Negro pode se tornar o maior campeão brasileiro do torneio, com quatro conquistas, e a caminhada rumo ao título começa nesta quarta, contra o Aucas, em Quito. Contra o campeão equatoriano, o Rubro-Negro busca estender uma série incrível como visitante na Libertadores.
Potência na América do Sul, o Flamengo disputou três finais nas últimas quatro edições, reafirmando sua força no continente. Um exemplo da soberania rubro-negra são os seus números fora de casa. Desde a sua última derrota, em 2020, o Rubro-Negro disputou 14 partidas longe dos seus domínios, venceu 11, empatou três e não foi derrotado uma vez sequer.
Leia mais: Estreia do Flamengo pode marcar feito especial de Pedro na Libertadores
A última derrota foi justamente em Quito, local da partida desta quarta-feira, contra o Aucas. No dia 17 de setembro de 2020, o Flamengo de Domènec Torrent sofreu uma goleada de 5 a 0 para o Independiente Del Valle, que representa a pior derrota do Mengão na história da competição.
Desde 1960, essa é a segunda maior invencibilidade de um visitante na história da Libertadores. Mas o Mengão está empatado com o Atlético-MG, que desde 2019 tem os mesmos números. O recorde pertence ao Palmeiras, em sequência que também segue em atividade. O time paulista não perde há 20 jogos, desde 2019.
Números do Flamengo antes da sequência atual na Libertadores
Apesar de não perder desde 2020, nem sempre o Flamengo teve tamanha dominância fora do Maracanã na Libertadores. Assim, pra efeito de comparação, nos 15 jogos antes da última derrota, para o Independiente Del Valle, o Rubro-Negro não tem um aproveitamento tão bom.
Do último jogo fora de casa da fase de grupos da Libertadores de 2014, contra o Emelec, até a partida contra o Junior Barranquilla, na edição de 2020, das 15 vezes que o Mengão atuou como visitante, foram cinco vitórias, cinco derrotas e cinco empates.
Uma das vitórias foi contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelas oitavas de final da Libertadores de 2018. O resultado, no entanto, não serviu, e o Rubro-Negro foi eliminado da competição. Isso porque no jogo de ida, o Flamengo perdeu por 2 a 0, com um gol de Arrascaeta, hoje ídolo do clube.
Mas outro detalhe que chama atenção negativamente foi a campanha do Flamengo fora de casa na Libertadores de 2017. Em um grupo que ainda contava com San Lorenzo, Athletico-PR e Universidad Católica, o Mais Querido caiu na fase de grupos após perder todos os três jogos como visitante.