Fla sofre no início, vira de maneira arrasadora e garante a vaga na semifinal do NBB 8
Buscando a vitória que falta para garantir a vaga na semifinal do NBB 8, o FlaBasquete recebeu o Rio Claro pelo jogo 3 das quartas de final. Para essa partida José Neto mandou a quadra o seguinte quinteto: Rafa Luz, Marquinhos, Jason Robinson, Olivinha e Jerome Meyinsse. Já Dedé Barbosa, técnico de Rio Claro, mandou o seguinte time para a quadra: Tatu, Dedé, Gui Deodato, Teichmann e Daniel Alemão.
A partida começou disputada e os paulistas logo abriram 4 a 0 em dois contra-ataques rápidos, o rubro-negro até chegou a empatar, mas novamente permitiu que a equipe visitante abrisse quatro pontos de vantagem, 8 a 4 na metade do período. Cometendo um número acima do normal de erros no ataque, o FlaBasquete viu a equipe paulista abrir 14 a 9, faltando um minuto para o término do quarto, e essa vantagem se manteve até o fim do período, Rio Claro 16 a 11. Os destaques do quarto foram Teichmann (RCA) com 6 pontos e Meyinsse (FLA) com 3 rebotes.
Defendendo bem, Rio Claro começou o segundo período muito bem e com uma corrida de 6 a 2, abriu 22 a 13 e forçou o primeiro tempo de José Neto no jogo. Após o tempo, Marcelinho e JP Batista imprimiram uma corrida de 5 a 0 para o Mais Querido e forçaram o primeiro tempo de Dedé Barbosa, 22 a 18. Após o tempo, o rubro-negro continuou no seu melhor momento na partida, principalmente defensivo, e com uma corrida de 12 a 2 (17 a 2 no total), virou o placar, 30 a 24, forçando mais um tempo de Dedé.
Após o tempo, o Mengão seguiu melhor na partida e foi abrindo cada vez mais sobre um atônito Rio Claro, 37 a 24. A equipe paulista até tentou reagir mas o Mengo teve sangue frio e foi para o intervalo ganhando por 40 a 30 (Fla 29 a 14 no período). Os destaques do quarto foram Ronald Ramon e JP Batista (FLA) ambos com 8 pontos, JP Batista (FLA) com 7 rebotes e Daniel Alemão (RCA) com 3 rebotes.
No terceiro quarto, com três jogadas para três pontos, o Orgulho da Nação abriu os trabalhos colocando a maior vantagem na partida, 49 a 34. A equipe paulista até chegou a esboçar uma reação, trazendo a diferença para nove pontos, mas o rubro-negro logo recolocou a diferença em dois dígitos, 61 a 47. Sem dar chance ao adversário, os comandados de José Neto chegaram a colocar dezenove pontos de vantagem e foram para o período final ganhando por 74 a 57 (Fla 34 a 27 no período). Os destaques do quarto foram Marcelinho (FLA) com 11 pontos, Marquinhos (FLA) com 10 pontos, 3 assistências e 3 rebotes, Ronald Ramon (FLA) com 8 pontos e 4 assistências e Teichmann (RCA) com 8 pontos.
No quarto decisivo, as duas equipes começaram errando bastante, mas logo passaram a trocar cestas, o que manteve um placar confortável para o Mais Querido na metade do quarto, 67 a 52. Com Marcelinho inspirado nas bolas de três, o Mais Querido abriu novamente dezessete pontos, viu Rio Claro anotar sete pontos seguidos mas nada que estragasse a festa da Nação e dos jogadores no Tijuca TC. Flamengo classificado. Flamengo 93 x 82 Rio Claro.
O próximo compromisso do Orgulho da Nação é contra Basquete Cearense ou Mogi das Cruzes, em duelo sem data e horário definidos.
Destaques do Flamengo:
Pontos: Marcelinho com 22 pontos
Assistências: Ronald Ramon com 6 assistências
Rebotes: JP Batista com 12 rebotes