Bruno Vasconcellos | Twitter @BruNoCellos_CRF
O Flamengo atropelou o Botafogo no estádio Nilton Santos, conquistou a Taça Rio, e consequentemente, o Campeonato Carioca, já que havia vencido a Taça Guanabara. Thiago Santos, Douglas Baggio (2x), Marquinhos e Paquetá marcaram para o Flamengo, que voltou a conquistar o Campeonato Estadual após oito anos.
No primeiro jogo da decisão, na Gávea, o Alvinegro levou a melhor por 3 a 2 e neste jogo precisava da vitória simples para ao menos chegar aos pênaltis – vitória com dois ou mais gols de diferença davam o título pra gente. Com a pressão jogando contra, quem começou melhor foi o Botafogo, obrigando o goleiro João Lopes a fazer grandes defesas. Após a parada técnica o Flamengo entrou no jogo e aos 22′ abriu o placar com Thiago Santos, que recebeu a bola em profundidade de Matheus Sávio e bateu na saída do arqueiro botafoguense. O jogo ficou equilibrado, com o Fla tendo uma ligeira supremacia. Quando parecia que o rubro-negro levaria a vantagem para o intervalo, Ribamar empatou aos 48′. Antes, Lucas já havia colocado uma bola na travessão.
Matheus Sávio que estava jogando no sacrifício na etapa inicial, deu lugar a Cafu no segundo tempo. O Flamengo bem mais incisivo, pressionava por todos os lados. Foi então que apareceu Douglas Baggio, para se tornar um dos artilheiros da competição, com 21 gols. O primeiro de Baggio foi de pênalti. Jordan colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou a infração. Três minutos depois, Douglas tabelou com Cafu e acertou um belo chute no ângulo direito de Saulo. Golaço.
A equipe da estrela solitária, ficou perdida em campo. Marquinhos, que entrou na equipe após Jorge subir para o profissional, fez o quarto do Mengão. Paulo diminuiu para o Bota, que logo em seguida ficou com um jogador a menos. Arruda foi expulso. Então Lucas Paquetá fez o quinto do Mengão para selar a vitória e o título que não vinha desde 2007. No final da partida, o técnico do Botafogo, Maurício Ferreira e sua comissão técnica, partiram para cima da equipe de arbitragem para fazer reclamações.
Nada atrapalhou a festa da garotada do Mengão, que na próxima quarta-feira (19) tem uma outra decisão. De novo, a vantagem é do adversário. O Fluminense precisa apenas de um empate para chegar à final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Uma vitória simples coloca o Fla na decisão. O jogo acontece na Gávea, ás 15h.
Parabéns para nossos juniores! | Foto Flamengo