O impasse que tem travado o desenvolvimento do basquetebol brasileiro está perto do fim. Nos últimos dias, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) enviou uma proposta para encerrar o imbróglio envolvendo a Confederação Brasileira (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB). Na resolução, o Flamengo passaria a disputar uma nova “Copa do Brasil”.
Organizando o campeonato nacional masculino desde 2008 (NBB), a Liga Nacional teve a sua chancela retirada pela CBB no ano passado. Isso porque a confederação passou a tentar organizar um Campeonato Brasileiro, mas a entidade esbarrou em recusas dos grandes clubes, que optaram por permanecerem fechados com a LNB, mesmo perdendo as vagas em competições continentais.
Leia mais: Everton Ribeiro se declara ao Flamengo, pede desculpas à torcida e promete vencer mais
Com a disputa ocorrendo desde 2022, e sem qualquer sinal de avanço nas tratativas entre as partes, a Federação Internacional precisou se intrometer e mediar as negociações. A proposta da FIBA é que o NBB continue sendo o Campeonato Brasileiro, com aval da CBB, e que a confederação cuide de uma nova Copa, em formato eliminatório.
Para efeito de comparação, a Liga administraria o Campeonato Brasileiro, e a CBB uma “Copa do Brasil”. Neste novo modelo, os times seriam obrigados a participar dos dois torneios, e as vagas continentais seriam divididas. De acordo com o jornal O Globo, a CBB já aceitou, e falta agora a assinatura da LNB.
Maior campeão do NBB, Flamengo já venceu a ‘Copa’ da LNB
Portanto, com a possível resolução e o fim do impasse entre LNB e CBB, o Flamengo irá disputar o novo torneio do calendário brasileiro, que deve entrar em disputa já nesta temporada. O formato, no entanto, não é inovador, já que a própria Liga também passou a organizar uma competição nestes moldes em 2018.
Em novembro de 2018, a LNB criou a Copa Super 8, competição que já caiu na graça do torcedor brasileiro. O torneio mata-mata acontece ao final do primeiro turno do NBB, e coloca frente a frente as melhores equipes, de acordo com sua classificação.
Em cinco edições, o Flamengo venceu a Copa Super 8 duas vezes, e foi vice em mais duas ocasiões. Caso o torneio seja extinto com a chegada da nova “Copa do Brasil” da CBB, o Mais Querido ficará marcado como o maior campeão da história, ao lado de Franca.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã