No próximo domingo (17), uma reunião do Conselho da FIFA irá definir as datas do novo Mundial de Clubes em 2025, que terá participação do Flamengo. A ideia é de um torneio que terá 29 dias no meio da temporada brasileira. A decisão gerou polêmica entre os europeus, que reclamam do calendário ainda mais apertado, principalmente entre os ingleses.
De acordo com o portal britânico Sky News, a ideia da FIFA é de que o Mundial de Clubes seja entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. O torneio será como uma Copa do Mundo, em que 32 equipes irão se enfrentar no período. Dessa forma, a temporada 2025/26 na Europa fica ainda mais apertada, com a Premier League podendo começar um mês após a decisão da competição intercontinental.
Leia mais: Flamengo pode receber valor inacreditável para jogar Mundial de Clubes em 2025
A dor de cabeça para a FIFA envolve a Copa do Mundo de 2026, em que os clubes terão que liberar os jogadores em maio. Ou seja, apertando ainda mais e desfalcando os principais clubes europeus antes do fim da temporada. A Associação Internacional de Jogadores (FIFPRO) saiu em defesa dos atletas, alegando o aumento no número de jogos para as próximas temporadas.
No Brasil, a decisão da FIFA dará dores de cabeça para CBF e Conmebol, que terão que reavaliar os calendários e estender as competições, já que será no meio da temporada sul-americana.
Além do Flamengo, veja clubes que estarão no Mundial de Clubes da FIFA de 2025
O novo Mundial de Clubes, que será de 4 em 4 anos, contará com os campeões continentais dos anos anteriores. A América do Sul terá 6 das 32 vagas, enquanto a Europa terá 12. Os classificados serão os quatro campeões dos anos anteriores e outros dois clubes pelo ranking da Conmebol.
Até o momento, Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023) estão garantidos para a primeira edição da competição. Caso alguma dessas equipes vença a Libertadores em 2024, mais um clube do ranking irá para o novo Mundial de Clubes da FIFA. Entre os europeus, Chelsea, Real Madrid e Manchester City também estão confirmados.
Por fim, entre os clubes dos outros continentes, Al-Hilal, Monterrey, León, Al-Ahly e Wydad Casablanca são os principais times no torneio. A FIFA definiu que o campeão da Oceania melhor ranqueado irá para o torneio em 2025.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã