O torcedor do Flamengo que não foi ao Maracanã nesse sábado (21) e quis assistir ao jogo contra o Nova Iguaçu sofreu com a qualidade da transmissão veiculada na Band e Band Sports. Claras demais e por vezes desfocadas, as imagens causaram desagrado geral.
Nesta segunda-feira (23), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) se manifestou sobre o assunto. A entidade, que é a dona dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca, afirmou que uma câmera com defeito causou a má qualidade das imagens.
Leia Mais: FIFA comete gafes ao traçar perfil do Flamengo antes do Mundial
Conforme escreveu a Ferj em nota oficial, “na partida Flamengo x Nova Iguaçu, realizada no dia 21 de janeiro, no Maracanã, a lente de uma das câmeras da transmissão, responsável pelas imagens do campo, apresentou defeito e também houve problema com a incidência de luz”.
Reconhecido o problema, a FERJ afirmou que já resolveu a questão: “A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro já providenciou a troca da câmera, mas também fez os ajustes quanto à luminosidade. Mais do que isso: aproveita para se desculpar com o torcedor, garantindo que vai trabalhar para manter a excelência das outras 15 partidas transmitidas até agora”.
FERJ cedeu direitos de transmissão do Carioca 2023 à Brax
Apesar de a TV Bandeirantes e o Band Sports transmitirem os jogos do Campeonato Carioca, as duas emissoras não são responsáveis pela geração das imagens. As TVs recebem o sinal pronto da Brax Sports Assets e cobrem com seus profissionais de comunicação.
A Brax fechou acordo com o Grupo Bandeirantes até 2025 para a transmissão do Campeonato Carioca. No acordo, a emissora de TV não paga nada para a Brax, clubes ou FERJ. Ela apenas cede os espaços publicitários para que a Brax possa vender as cotas. Os clubes e a FERJ devem receber R$ 61 milhões neste primeiro ano. Vasco e Botafogo não aceitaram o acordo, mas fecharam com a Cazé TV.