Nesta quarta-feira (25), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou uma mudança na utilização do VAR no Campeonato Carioca. Para as partidas que contarem com o Árbitro de Vídeo, o Departamento de Arbitragem definiu que o cronômetro será paralisado durante todas as intervenções.
A partir desta quarta-feira, o relógio será paralisado a cada vez em que o juiz for até a cabine do VAR para rever algum lance ou os árbitros de vídeo decidam analisar alguma jogada. Além disso, o árbitro será responsável por indicar a paralisação no momento em que for realizar a consulta. Desta forma, os acréscimos ao final de cada tempo serão decorrentes exclusivamente dos acontecimentos dentro de campo.
Leia também: Flamengo x Boavista: garanta seu ingresso para o último jogo antes do Mundial
A FERJ entende que a medida evitará polêmicas sobre o tempo de acréscimo nas partidas em função do uso do VAR. Além da mudança no cronômetro, o VAR do Carioca também sofrerá mudança na análise de impedimento. A mudança é nas linhas de impedimento. Diferentemente das anteriores, as novas linhas são mais grossas. A decisão tende a favorecer os atacantes.
Vale lembrar que o Árbitro de Vídeo ainda não estrou no Carioca. Isso porque o VAR só estará disponível em clássicos, nas semifinais e na final do torneio. Dessa forma, a primeira utilização da tecnologia será no clássico entre Fluminense e Botafogo, neste domingo (29). O primeiro jogo do Flamengo com VAR será contra o mesmo Botafogo, no fim de fevereiro.
Flamengo e Fluminense autorizam Vasco x Botafogo no Maracanã
Nesta quarta-feira (25), o Consórcio Maracanã, administrado por Flamengo e Fluminense, concedeu autorização para a partida entre Vasco e Botafogo acontecer no estádio. Válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca, a partida acontecerá no dia 16 de fevereiro.
A diretoria vascaína estava esperançosa que Flamengo e Fluminense aceitariam o pedido do clube. Isso porque não há jogos dos clubes nesta data. O Flamengo enfrenta Volta Redonda e Resende nos dias 15 e 18 de fevereiro, contudo, o clube é visitante nas partidas. Já o Fluminense enfrenta o próprio Vasco no dia 12, em seguida, só retorna aos gramados no dia 25 de fevereiro.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã