Inconformado com mais um tropeço do Botafogo no segundo turno do Brasileirão, o influenciador Felipe Neto usou suas redes sociais para criticar o técnico Bruno Lage. Em desabafo, o botafoguense criticou o estilo de jogo do treinador e com Jorge Jesus e Dorival, técnicos campeões pelo Flamengo.
“Sampaoli, Paulo Sousa, Domenec, Vitor Pereira, Bruno Lage. O que todos têm em comum? O bendito jogo posicional. Sabe quem não segue o jogo posicional? Jorge Jesus, Dorival, o 1° turno do Luis Castro, Renato Gaúcho. ‘Ah mas o Abel’ – ok, sempre haverá exceções. Ele é uma e só”, publicou Felipe Neto.
Leia mais: Márcio Braga dá bênção para Bandeira de Mello repetir sua trajetória
A análise de Felipe alimenta debate que acontece no futebol brasileiro nos últimos anos sobre o jogo posicional, mas existem erros. Primeiramente, assim como Bruno Lage, o técnico Luis Castro é adepto do jogo posicional e foi assim que o Botafogo construiu sua vantagem no primeiro turno do Brasileirão.
Além disso, o modelo de jogo não foi o principal problema dos treinadores que passaram pelo Fla, e sim a relação com. Domenec Torrent, Paulo Sousa, Vitor Pereira e Sampaoli não conseguiram fazer o Flamengo desempenhar o máximo em campo e o jogo posicional pode ter influência. Mas um time de futebol envolve outros fatores.
A falta de habilidade para lidar com o elenco rubro-negro no dia a dia certamente prejudicou a passagem dos quatro treinadores pelo clube. Todos deixaram o Rubro-Negro sob relatos de insatisfação do elenco e pouco diálogo entre comissão e jogadores. Enquanto isso, Renato Gaúcho tinha ótima relação com os atletas, não utiliza jogo posicional e deixou o clube sem títulos.
Portanto, Jorge Jesus e Dorival júnior não realizaram bons trabalhos no Flamengo apenas por não utilizarem o modelo de jogo. Os treinadores souberam aliar a melhor maneira do time jogar, com relacionamento com o elenco e também a qualidade dos jogadores em momentos de decisão.
Tite aceita proposta do Flamengo e será anunciado nos próximos dias
O debate sobre “jogo de posição” e “jogo funcional” está prestes a retornar ao Flamengo. De acordo com o portal “ge”, o clube chegou em acordo com Tite e o técnico assume a equipe na próxima segunda-feira (9), quando o Brasileirão será paralisado para Data Fifa.
Tite é um treinador que já utilizou diferente estilos de jogo ao longo de sua carreira e deu preferência para o jogo posicional nos últimos anos. Apesar de iniciar o trabalho na seleção brasileira com um jogo mais “funcional”, se adaptou durante a passagem e optou pela mudança para um “jogo de posição”. Assim, ainda não se sabe qual modelo planeja para o Flamengo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã