O Flamengo conheceu, nesta sexta-feira (25), os seus adversários da fase de grupos da Libertadores. Cabeça de chave do grupo H, o Mais Querido vai enfrentar Universidad Católica, Sporting Cristal e Talleres. Ou seja, vai viajar para Santiago, no Chile, Lima, no Peru, e Córdoba, na Argentina, respectivamente.
LEIA MAIS: Flamengo bate o Burgos e é bicampeão mundial de basquete
A Universidad Católica é o time que o Flamengo mais conhece entre os três, já que enfrentou os chilenos seis vezes, enquanto Talleres e Sporting Cristal só enfrentaram o Mais Querido em amistosos, em duas oportunidades para cada equipe.
Flamengo x Universidad Católica
Mas o Mengão não tem lembranças tão boas da Universidad Católica. São seis confrontos na história da Libertadores, e o clube saiu derrotado de quatro oportunidades, vencendo somente duas. O primeiro confronto foi pela fase de grupos de 2002, e o Mengo perdeu por 3 a 1 em casa. No Chile, saiu derrotado por 2 a 1.
Em 2010, foram mais dois encontros pela fase de grupos. Desta vez o Rubro-Negro conquistou sua primeira vitória sobre os chilenos, no Maracanã, por 2 a 0. Mas fora de casa voltou a perder para o time, também por 2 a 0.
Em 2017 os dois voltaram a se encontrar na fase de grupos. No San Carlos de Apoquindo, no Chile, o Flamengo perdeu mais uma vez, por 1 a 0. O segundo jogo foi em casa, e os flamenguistas puderam comemorar a vitória por 3 a 1 sobre o clube que é o atual campeão chileno, mas não vive boa fase.
Flamengo x Sporting Cristal
O adversário da estreia do Rubro-Negro, no dia 6 de abril, é o Sporting Cristal, e o jogo acontece em Lima, no Peru. Essa será a primeira vez que os clubes se enfrentam em Libertadores.
No entanto, há dois jogos dos anos 60 contra os peruanos. Em 1964, em amistoso internacional, o Flamengo venceu o Cristal por 2 a 0, no Estádio Nacional do Peru. No ano seguinte, no mesmo estádio e tem por um amistoso, o time vermelho e preto venceu pelo mesmo placar da primeira vez. São os únicos registros de partidas contra o adversário da vez.
Flamengo x Talleres
Também tem argentino no grupo do Flamengo. Mas a situação é parecida com a do Sporting Cristal, e o Mais Querido jamais enfrentou o time de Córdoba pela competição continental. Os únicos dois registros também são de amistosos.
Os dois jogos foram na Argentina, e o primeiro foi em 1961. Naquela oportunidade, os flamenguistas golearam por 5 a 0 em La Boutique.
Em 1978, o Rubro-Negro empatou o amistoso em 0 a 0, no Chateau Carreras.