O Superior Tribunal de Justiça Desportiva concedeu na última quarta-feira liminar ao Flamengo para ter público como mandante no Campeonato Brasileiro. Entretanto, o despacho gerou críticas no meio do futebol nacional. Em coletiva de imprensa, o lateral-direito do Corinthians, Fágner, engrossou o coro contra a volta dos torcedores aos estádios apenas para o Rubro-Negro. De acordo com ele, “às vezes olham apenas para o próprio umbigo”. A afirmação foi nesta sexta-feira (6), no Parque São Jorge.
LEIA MAIS: Renato Gaúcho revela ambição especial no Flamengo: ‘Um sonho que eu tenho’
Sem mencionar diretamente o Flamengo, Fágner criticou a decisão do STJD. Para o lateral, a decisão não pode ser tomada apenas por uma das partes, mas todos do futebol. Com palavras fortes, chegou a falar em ser “cultural” o egoísmo brasileiro:
“Deveria ser uma decisão em conjunto, todos os clubes, para que todos pudessem, de uma forma igual, ter uma condição. Mas a gente sabe que muitas vezes isso não acontece. Pela cultura do brasileiro, muitas vezes a gente só olha para o nosso próprio umbigo, só olha a nosso favor. Se for bom pra mim, está ótimo. Se não for, aí eu me manifesto”, disparou Fágner.
O Corinthians é o 11ª colocado no Campeonato Brasileiro, com 17 pontos. No entanto, segundo o jogador, o clube poderia estar em uma posição melhor caso a torcida pudesse apoiar o time. Apesar disso, Fágner ressaltou que a liberação do público nos estádios não está exclusivamente nas mãos das equipes:
“Teria de ser repensado isso aí. A gente sabe que se tivéssemos nosso torcedor em casa, muitos jogos poderiam ser diferentes, mas são coisas que fogem do nosso controle. Temos de saber e ter consciência do momento que o mundo vive. Acho que deveria ser igual para todos”, disse.
O presidente do STJD, Otávio Noronha, deu despacho favorável à uma medida cautelar do Flamengo para a volta dos torcedores aos estádios. Mas a decisão gerou muitas críticas de diferentes esferas do futebol, como a Federação Paulista de Futebol e a imprensa. A CBF ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto e deve recorrer da decisão.
Acompanhe o jornalista Bruno Guedes no Twitter
Precisamos do seu apoio para fazer o melhor site de jornalismo sobre o Flamengo. Clique AQUI e saiba como se tornar nosso apoiador!