O time japonês Shimizu S-Pulse decidiu demitir o técnico Zé Ricardo. O treinador chegou a trabalhar no Flamengo, começando nas categorias de base até se tornar treinador interino e posteriormente, técnico de fato. No entanto, o profissional não conseguiu fazer a equipe japonesa desempenhar um bom futebol. Assim, depois de cinco partidas sem vencer, o técnico foi demitido, conforme o ‘aviso de desligamento’ publicado pelo time.
Nos últimos cinco jogos, foram duas derrotas seguidas, e antes, três empates. A última vitória do Shimizu aconteceu no dia 8 de março, contra o Frontale, por 3 a 2, na fase de grupos da Copa da Liga Japonesa. Mas a derrota para o Kofu na J-League 2, ou seja, segunda divisão do Japão, por 1 a 0, deixou a continuidade insustentável no último sábado (1º), mesma data em que o Flamengo vencia o Fluminense por 2 a 0 na ida da final do Carioca.
Leia Mais: Zé Ricardo se diz orgulhoso após derrota do Vasco, mas se rende ao Flamengo
Zé Ricardo deixa o clube em situação muito delicada na tabela do campeonato por pontos corridos. O Shimizu é o 19º colocado entre 22 clubes, correndo riscos de rebaixamento para a terceira divisão. São apenas cinco pontos. No entanto, para a sorte dos japoneses, se foram apenas sete rodadas e o torneio ainda está no início. Mas a distância para o pelotão da frente já é grande: o líder Machida Zelvia possui 19 pontos.
Zé Ricardo chegou ao clube asiático em junho de 2022 e ficou dez meses no cargo, depois de passar período dirigindo o Vasco. O treinador também comandou Qatar SC, Internacional, Fortaleza e Botafogo, além de uma primeira passagem pelo Vasco logo após deixar o Mais Querido.
Zé Ricardo foi o último técnico longevo do Flamengo
Zé Ricardo sofreu muita pressão no Flamengo e acabou caindo em 2017. O treinador assumiu o Mengo em maio de 2016 e só foi demitido em agosto de 2017. Ou seja, foi um ano e três meses a frente do Mais Querido. Depois de Zé, o Mengão não teve nenhum outro técnico por tanto tempo.
Incluindo interinos, que assumiram o clube por alguns jogos durante demissões e transições de comissão técnica, o Flamengo teve 19 treinadores. Vale lembrar que alguns desses nomes conduziram a equipe em apenas um ou poucos jogos, também pela suspensão ou indisposição do técnico principal. Confira lista com os nomes, que conta com seis meses de Jorge Jesus:
Jayme de Almeida (interino), Reinaldo Rueda, Carpegiani, Barbieri, Dorival, Abel Braga, Leomir de Souza (interino), Marcelo Salles (interino), Jorge Jesus, Maurício Souza (interino), Domenec, Jordi Guerrero (interino), Jordi Gris (interino), Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Fábio Matias (interino), Lucas Silvestre (interino) e Vitor Pereira.