Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016 e do Carioca em 2017 pelo Flamengo, o técnico Zé Ricardo está livre no mercado. Logo após deixar o Vasco da Gama em 2022, o treinador assumiu o Shimizu S-Pulse, do Japão, mas com os resultados abaixo do esperado nos últimos jogos foi demitido da equipe japonesa.
Em resumo, o Shimizu S-Pulse ocupa atualmente a 19ª colocação na segunda divisão da liga asiática. A decisão pela saída de Zé Ricardo se deu pelo time somar apenas cinco pontos em sete partidas disputadas. Ou seja, por isso, Zé não aguentou a pressão e deve voltar ao Brasil em busca de um novo clube.
Leia também: Record: Jorge Jesus pede alto salário e Flamengo esfria interesse
Mesmo que o Flamengo esteja sem técnico, Zé Ricardo não é um nome especulado dentro dos bastidores do Ninho do Urubu. O foco do Fla segue sendo Jorge Jesus e Jorge Sampaoli. Entretanto, o primeiro citado tem conversa por acordo cada vez mais difícil, já que está na reta final da temporada com o Fenerbahçe e possui chances de títulos.
A passagem de Zé Ricardo pelo Flamengo
Efetivado no dia 26 de maio de 2016, Zé Ricardo ficou no comando do Mengão por cerca de 432 dias. Ao todo, foram 47 vitórias, 25 empates e 17 derrotas. Sendo assim, atingiu um aproveitamento de 62,2% e um título (Carioca), conquistado no primeiro semestre de 2017. O então comandante acabou caindo após a derrota por 2 a 0 para o Vitória, na extinta Ilha do Urubu pelo Campeonato Brasileiro.
“O Clube de Regatas do Flamengo comunica que Zé Ricardo não é mais treinador da equipe profissional. O auxiliar técnico Cleber dos Santos também foi desligado do clube. O Flamengo agradece os serviços prestados e deseja sucesso aos profissionais em suas carreiras”, divulgou o Fla no dia 6 de agosto de 2017.