Cristian Borja, de 32 anos, que passou pelo Flamengo em 2010, é um dos atacantes com mais gols no mundo em 2020
Em 2010, o Flamengo, atual campeão brasileiro, começava a temporada com Adriano e Vagner Love. Dois atacantes consagrados mundialmente, que formavam a dupla popularmente conhecida como “Império do Amor”. No entanto, com a parada para a Copa do Mundo, tudo ruiu. Ambos voltaram para a Europa, e o clube precisou investir em novos atletas para o setor. Um deles era Cristian Borja.
Na época com 22 anos, o colombiano que acabara de chegar do Caxias do Sul, não teve muito sucesso com o Manto Sagrado. Assim como outros companheiros de posição contratados para aquele ano, como Val Baiano e Diogo. Apesar disso, Borja parece finalmente ter se encontrado na carreira.
27 gols em 35 jogos: o ano incrível de Borja
Se pelo clube carioca, Cristian Borja não marcou um gol sequer, em sete partidas disputadas, sua realidade pela LDU em 2020 é bem diferente. Ano passado, já havia vitimado seu ex-clube no Maracanã, pela Libertadores. O colombiano foi o responsável por marcar o gol de honra dos equatorianos, em partida que terminou com o placar de 3 a 1 favorável aos brasileiros.
Em 2020, Borja marcou novamente contra um time tupiniquim na principal competição das Américas. Quem pagou o pato, dessa vez, foi o São Paulo. O Tricolor paulista, que caiu na fase de grupos, foi derrotado por 4 a 2, em Quito. O atacante foi o responsável por dar início aos trabalhos, convertendo o primeiro gol da partida.
Na Libertadores, foram dois gols marcados em oito jogos disputados. Número razoável. Porém, no Campeonato Equatoriano, o contexto muda de figura. Em 26 partidas disputadas, Borja marcou 24 vezes, atingindo uma assustadora média de 0,92 gols marcados por jogo. Essa marca o possibilitou estar na lista dos dez maiores goleadores do mundo em 2020.
Tal ranking conta com nomes badalados do futebol mundial, como Romelu Lukaku, Robert Lewandowski e Erling Haaland. Além dos gols marcados nas competições já citadas acima, Borja balançou a rede uma vez na Supertaça do Equador. Definitivamente, um momento totalmente diferente do que viveu no Flamengo, em 2010, quando marcou apenas no sub-23 do Mais Querido.
Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Divulgação
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã