O Flamengo divulgou seu balanço financeiro de 2023 nessa quinta (28). Os números são espetaculares. O ex-ceo do Internacional, Aod Cunha, foi ao X para elogiar o Rubro-Negro e contar sobre uma conversa que teve com um ex-executivo do Fla sobre o primeiros anos da restruturação financeira, ainda em 2015. Para variar, nos comentários clubistas de todas as cores reagiram da pior forma possível.
Doutor em economia e ex-secretário da fazenda do Rio Grande do Sul, Aod Cunha foi CEO do Internacional por menos de seis meses em 2011. Sobre a reestruturação do Flamengo, ele contou que um ex-executivo exaltou o papel do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello. Aod escreveu que ouviu do ex-dirigente: “Logo depois de aprovadas as mudanças e o início do novo modelo de gestão , o time ia muito mal no campeonato brasileiro, apesar de ter ganho a Copa do Brasil em 2013.”
➕Balanço: quanto Flamengo tem a pagar e receber por transferências
Aod Continuou: “A pressão foi enorme em cima de Bandeira de Mello. Mesmo os conselheiros da base política dele pressionavam para contratar mais e deixar de lado a política de saneamento financeiro do Clube. Ele foi firme demais e praticamente bancou sozinho continuar no mesmo caminho.”
A história contada por Aod Cunha deixa claro que o Flamengo jamais desviou do caminho de austeridade até que as finanças estivessem sob controle. Hoje o clube colhe os frutos da reorganização profunda que mudou o destino do Fla. Mas é claro que os clubistas acham que foi tudo ajuda da Globo e da Petrobrás.
Clubistas destilam ódio ao Flamengo nos comentários
Sempre que o tema da reestruturação administrativa e financeira do Flamengo vem à tona, torcedores de outros clubes tentam desmerecer o trabalho feito. As afirmativas mais comuns é que o Rubro-Negro ficou rico graças ao dinheiro da Globo e de estatais como a Petrobras. Tais afirmações não se sustentam, uma vez que o Fla teve patrocínio da Petrobras desde 1985 e sempre viveu afogado em dívidas.
No caso da Globo, o Flamengo realmente ganha mais do que os outros clubes, mas simplesmente porque é o clube que mais dá audiência. E mais uma vez, a Globo paga aos clubes pelos direitos de transmissão há décadas. E isso não evitou que diversos clubes, incluindo o Fla, passassem por crises financeiras infinitas.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã