O Everton Ribeiro fez um dos gols na goleada contra a Universidad Católica na terça-feira (17) pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. O segundo gol da partida garantiu ao camisa 7 entrar no top 5 dos artilheiros do Flamengo na competição, ao lado de Tita e Gaúcho. Além disso, Pedro e Arão chegaram a 6 gols na história do torneio e entraram no top 10 do ranking.
Everton Ribeiro chegou à marca de 10 gols pelo Flamengo na Libertadores em 43 partidas, ocupando a 5ª posição no ranking. O meia do Mais Querido igualou os números de Tita, que jogou entre os anos 70 e 80, e Gaúcho, que teve passagem marcante nos anos 90.
Leia mais: Flamengo pode igualar recorde na Libertadores após 15 anos
Além da marca individual, Everton Ribeiro foi escolhido como o melhor jogador da última partida contra o time chileno, quinto jogo válido pela Grupo H.
“A gente precisava dar resposta para torcida que nos apoia, mas a cobrança é enorme. A gente sabe a confiança que eles têm, reconhecem o nosso potencial. Temos de fazer mais. Foi um jogo para mostrar que, nos momentos mais difíceis, estaremos mais juntos para vencer e voltar ao caminho vencedor”, disse Everton Ribeiro na saída do campo.
Confira a lista de gols de Everton Ribeiro com a camisa do Flamengo na Liberta
- 2018: Dois gols contra o Emelec-EQU (vitória do Fla por 2×0)
- 2019: Dois gols contra o San Jose-BOL (vitória do Flamengo por 6×1); um gol contra a LDU-EQU (vitória do Flamengo por 3×1)
- 2020: Dois gols contra o Junior-COL (vitória do Flamengo por 2×1)
- 2022: Dois gols contra o Talleres-ARG (vitória do Flamengo por 3×1); um gol contra a Universidad Católica-CHI (vitória do Flamengo por 3×0)
Pedro e Arão também fazem história e entram no top 10 do ranking
Arão abriu o placar contra o Universidad Católica no Maracanã. Com isso, o camisa 5 atingiu a marca de 6 gols com a camisa do Mais Querido na Libertadores. Assim como, o Pedro, que fechou a goleada na noite de terça-feira (17).
Os dois jogadores igualaram a marca de Adílio, Edmar e Léo Moura, ocupando a 10ª posição do ranking. No total, Arão já jogou 42 partidas pelo Flamengo no torneio, enquanto Pedro atuou em 20 partidas.
Gabigol desperdiça chance de avançar no ranking de artilheiros brasileiros
O Gabigol tem 26 gols no torneio internacional – 25 deles com a camisa do Flamengo – e é vice isolado na lista de artilheiros brasileiros da Liberta. Apesar de os dias de Luizão no primeiro lugar do pódio parecem contados, Gabigol não marcou nenhum gol na última partida contra o time chileno e desperdiçou chances claras no primeiro tempo.
No entanto, o Flamengo ainda tem mais uma partida em casa contra o Sporting Cristal e já está classificado para as oitavas de final da competição. Assim, Gabi terá mais oportunidades de ultrapassar os 29 gols do ex-atacante Luizão.
O maiores artilheiros do Flamengo em Libertadores:
1º – Gabigol – 25 gols
2º – Zico e Bruno Henrique – 16 gols
4º – Gaúcho, Tita e Everton Ribeiro – 10 gols
7º – Marcelinho Carioca, Nunes e Arrascaeta – 7 gols
10º – Adílio, Edmar, Léo Moura , Vagner Love, Pedro e Willian Arão – 6 gols