Foram sete anos vestindo o Manto Sagrado e 11 títulos, mas agora Everton Ribeiro reencontra o Flamengo como adversário. O ídolo rubro-negro é o camisa 10 do Bahia que vai encarar o Mengão no Maracanã, nesta quinta-feira (20), e torcedores esperam que ele não repita o desempenho da última vez que foi rival: em 2014, Everton marcou e deu assistência em vitória do Cruzeiro sobre o Fla por 3 a 0.
Bet365 4.9 de 5 |
|
O Flamengo chegou pressionado ao confronto no dia 1º de julho de 2015, válido pela nona rodada do Brasileirão. Elenco precisa de vitória para evitar zona do rebaixamento já nas primeiras rodadas. No entanto, mas desejo parou em tarde inspirada de Everton Ribeiro, que era atual campeão e lideraria o Cruzeiro para bicampeonato brasileiro no fim daquele ano.
➕ Flamengo x Bahia: retrospecto mostra dificuldade rubro-negra nos anos 90 e baile no século 21
O primeiro lance de perigo já mostrou que o dia era do então camisa 17. Em jogada que envolveu também Henrique e Ricardo Goulart, o meia recebeu passe por cima nas costas da defesa rubro-negra e, já dentro da área, ajeitou de cabeça para Goulart chegar finalizando com gol aberto.
Dois minutos depois, o Cruzeiro roubou bola no ataque após Alcesandro tentar sair jogando desde a defesa fazendo embaixadinha. O atacante perdeu a bola rapidamente, Amaral tentou chutar a bola para longe e perdeu divida, Chicão não conseguiu chegar e a bola sobrou para o talentoso Everton Ribeiro finalizar cruzado e superar Paulo Victor.
O terceiro e último gol do jogo também teve participação de Everton. Ele tabelou novamente com Ricardo Goulart na entrada da área e fez belo passe para companheiro finalizar de primeira já dentro da área. No rebote de boa defesa de Paulo Victor, Borges fechou o placar.
Os rubro-negros certamente esperam que o meia não chegue nem perto de repetir uma atuação como essa nesta quinta-feira (20). Empatados em pontos, Flamengo e Bahia farão confronto direto pelas primeiras posições a partir das 20h, em jogo válido pela 10ª rodada do Brasileirão.
História no Flamengo
Everton Ribeiro deixou o Cruzeiro no fim de 2014 para disputar três temporadas pelo Al Ahli, dos Emirados Árabes. Ele tinha mais de 100 jogos no clube emiradense, títulos e status de ídolo quando aceitou proposta do Flamengo em 2017 e deu início a história de muito sucesso.
Meia chegou na metade da temporada e participou de campanha do vice-campeonato da Sul-Americana, com até algumas críticas. O ano seguinte foi novamente sem títulos, mas a paciência valeu a pena pelas conquistas que viriam na sequência.
Everton Ribeiro foi titular, capitão e fundamental para o Flamengo na conquista de duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020) e Copa do Brasil (2022). Ele deixou o clube com taças também de Supercopa do Brasil (2020 e 2021), Recopa Sul-Americana (2020) e Carioca (2019, 2020 e 2021).
Ele deixou o Flamengo com 394 partidas, 46 gols e 61 assistências em sete temporadas. Além disso, os 211 jogos de Campeonato Brasileiro o colocam na quarta colocação de ranking histórico, atrás apenas de Zico (249), Júnior (265) e Léo Moura (314).
Everton Ribeiro comenta sensação de reencontrar Flamengo
Em coletiva de imprensa no CT do Bahia nesta quarta-feira (15), Everton foi questionado sobre o reencontro com Flamengo no jogo. Ele focou na importância do jogo para o Bahia, mas reconhece que rever ex-companheiros e torcedores do Rubro-Negro será um momento especial.
“Muito feliz de poder voltar ao Maracanã, e ainda mais feliz de estar disputando um jogo importante como esse, valendo a liderança, as primeiras colocações. Quando eu vim para cá (Bahia), esse era o meu objetivo. Os meus companheiros têm me ajudado muito. Agora é desfrutar desse momento. Poder chegar lá, rever alguns amigos, a torcida do Flamengo, que sempre me apoiou.”
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã