No dia 10 de janeiro de 2011, o Flamengo anunciava de forma oficial a contratação do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho. A chegada do astro era vista praticamente como um título pela diretoria e torcida rubro-negra, já que a negociação que envolvia Milan, Palmeiras e Grêmio tinha dado diversas reviravoltas em semanas. Como a estreia de R10 na Gávea completa 11 anos nesta quarta (02/02), o MRN promove uma matéria especial para relembrar a passagem do craque no Mais Querido.
Como o Flamengo anunciou o craque
‘Ronaldo de Assis Moreira, ou apenas Ronaldinho Gaúcho, vestirá a camisa do Flamengo. Depois de acerto entre as diretorias rubro-negras (Flamengo e Milan), a contratação do jogador, até 2014, foi definida na noite desta segunda-feira‘, disse o Flamengo em comunicado no seu site oficial, que exibiu uma foto do jogador já vestido com a camisa do clube.
Abaixo, a forma com que a comunicação do clube anunciou nas redes sociais.
Apresentação na Gávea
Diante de 20 mil torcedores que fizeram a festa na Gávea, Gaúcho falou pela primeira vez como jogador do clube: “Nação Rubro-Negra, estou fechado com vocês. Agora eu sou Mengão”, disparou para delírio da multidão que esteve presente na tarde de uma quarta-feira, dia 12 de janeiro.
Usando a camisa 10, boné e bermuda, o meia subiu ao palco e de mãos dadas com a presidente do clube, Patrícia Amorim, foi exaltado pela mandatária: “O Ronaldinho Gaúcho é nossoooooo”. Do gramado, os rubro-negros comemoraram.
Estreia com vitória e início animador
Com nomes como Thiago Neves, Renato Abreu e Deivid, além do técnico Vanderlei Luxemburgo na beira do gramado, o Flamengo de Ronaldinho prometia para a temporada. Tanto é que na estreia do craque, o clube venceu o Nova Iguaçu por 1 a 0 no Nilton Santos. Gol marcado pelo centroavante Vanderlei. Mais de 40 mil pessoas lotaram o estádio em Engenho de Dentro e fizeram um lindo mosaico com a frase: ”Bem-vindo, R10”.
Sendo assim, o Flamengo ganhou o Carioca de forma invicta e passou boa parte do primeiro turno do Brasileiro brigando pela liderança. Abaixo, o primeiro gol de Ronaldinho, na vitória contra o Boavista em Macaé.
Auge chegou no Mengo foi em julho de 2011
Convocado com frequência pelo então técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, Ronaldinho viva um grande momento na Gávea, brigando pela artilharia do Brasileirão. Não foi por acaso que no dia 27 deste mês, uma partida que está marcada na história do futebol aconteceu.
Em um duelo marcante contra o Santos de Neymar pela 12ª rodada, o camisa 10 do Flamengo liderou o time para uma virada histórica por 5 a 4, com um grande repertório de dribles e um gol de falta marcante.
O começo do declínio
Com o Mais Querido tendo dificuldades financeiras para manter seu salário em dia, o desempenho de Ronaldinho e de toda a equipe despencou no segundo turno. Na época, o Flamengo chegou a ficar seis rodadas seguidas sem vencer. Ou seja, terminou o campeonato lutando apenas por uma vaga na Libertadores de 2012, que foi conseguida após o clube vencer o Internacional em Macaé na 37ª rodada, com gol do próprio astro.
2012 e a rescisão na Justiça
Virou o ano, e os problemas no Flamengo continuavam. Além da dificuldade de colocar os salários em dia, o clima entre Luxemburgo e Ronaldinho não era nada bom e após a equipe eliminar o Real Potosí da Bolívia na pré-Libertadores, Luxa foi demitido e Joel Santana anunciado como seu substituto.
Revoltado com os problemas financeiros, R10 externava o seu descontentamento com a situação. Mais um fator que contribuiu com a ruptura foi quando Assis, seu irmão e empresário, entrou em uma loja do clube e pegou produtos sem pagar, afirmando que o Flamengo tinha uma dívida com Ronaldinho.
Não demorou muito para que o jogador entrasse na Justiça e conseguisse sua rescisão por falta de pagamento de vencimentos. Sua saída foi oficializada em maio, com 74 jogos e 28 gols marcados. A última vez que o craque marcou vestindo a camisa 10 do Mengo foi no empate em 3 a 3 frente o Internacional, pelo Brasileiro de 2012.