O técnico do Flamengo, Zé Ricardo, parece mesmo estar com a moral em alta no meio futebolístico. Com o time embalado no Campeonato Brasileiro Série A 2016, a fama de grande treinador tem sido cada vez mais alimentada entre torcedores, comentaristas e principalmente pelos jogadores que fazem parte do elenco rubro-negro.
Desde que assumiu as rédeas do time, após a saída de Muricy Ramalho, Zé vem recebendo vários elogios dos seus comandados. Desta vez quem voltou a colocar o treinador como peça extremamente importante na campanha desta temporada foi o atacante Gabriel que participou nesta terça-feira (20) do programa Seleção Sportv.
Efetivado como titular há algumas rodadas, o atacante fez questão de exaltar os conhecimentos táticos que Zé Ricardo tem implantado dia após dia na equipe que briga pelo título brasileiro. Para Gabriel, a possibilidade do “professor” alcançar o posto de melhor do Brasil e, futuramente, chegar a seleção brasileira são enormes.
“Ele consegue ler o jogo muito bem. Quando o jogo está difícil, ele muda uma ou duas peças, muda um posicionamento e a equipe volta para o jogo de outra forma. Tem tudo para ser um dos melhores do Brasil. Vai estar brigando para chegar na Seleção”, afirmou.
Outro ponto destacado pelo camisa 17 da Gávea foi o fato de Zé Ricardo ter tido uma boa passagem pela base do Flamengo antes de ser efetivado no profissional. Segundo Gabriel, que não teve o mesmo alicerce, a estadia do técnico nos juniores lhe deu uma experiência que hoje ele pode aplicar no elenco principal e tira o melhor de cada atleta.
“O Zé vem da base, né? Ele tem mais cuidado com tudo, com fundamentos e tudo isso. Tem muito trabalho bom que faz o jogador crescer muito. Você não percebe no dia a dia, mas quando você se liga o passe já está bem aprimorado, a finalização. Isso vai deixando o jogador confiante. Por ele ter chegado da base há pouco tempo, ele tem muita paciência e cuidado com a gente. Acho que isso que ajuda muito ele também”, comentou.
Quem também falou sobre o comandante flamenguista foi o coordenador técnico da equipe sub-20, Léo Inácio. Cria das divisões de base do Mais Querido do Brasil, Léo, que quando atleta atuava como meia, chegou a trabalhar com treinador e juntos foram campeões da Copa São Paulo de Juniores deste ano.
Em uma entrevista exclusiva ao site oficial do Mengão, o ex-jogador contou que a atual fase que o time vive sob a direção de Zé Ricardo não lhe causa nenhum espanto. Segundo Léo Inácio, o fato do técnico ser um estudioso do futebol e sereno na hora de tomar importantes decisões faz com que ele consiga exercer a função com extrema qualidade.
“Ele é um professor, algo que contribui muito no momento de passar as informações aos atletas. A qualidade do trabalho dele é indiscutível. Para mim, os bons resultados dele na equipe profissional não são nenhuma surpresa. É um profissional que está preparado para esse trabalho e que tem tudo para dar muitas alegrias ao clube”, relatou o coordenador.