Na últimas segunda-feira (8), o Conselho Deliberativo do Flamengo manteve o limite ao número de sócios permitidos nas categoria Off-Rio. Assim, o clube segue admitindo apenas mil sócios dessa categoria, que representam 20% do quadro de sócios.
A decisão revoltou torcedores e ex-dirigentes do Flamengo. Bandeira de Mello e Wallim Vasconcellos, por exemplo, criticaram a decisão. Contudo, nesta quinta-feira (11), o Flamengo divulgou nota oficial para afirmar que sócios Off-Rio são “mais do que bem-vindos” no clube. O Fla afirma que o limite é apenas para o número de torcedores permitidos na categoria e não torcedores de fora do Rio.
Leia também: Titular absoluto com Sampaoli, Fabrício Bruno comemora marca importante pelo Flamengo
O sócio Off-Rio precisa morar a mais de 100 km de distância dos limites da cidade do Rio de Janeiro. Caso atenda esse e outros requisitos, o torcedor pode realizar a inscrição na categoria e terá praticamente as mesmas vantagens de um sócio contribuinte. Além disso, pagará mensalidade menor do que sócios de outras categorias.
O clube também alega que, apesar do limite, ainda restam centenas de vagas para a categoria Off-Rio. Caso as vagas acabem, o clube informa que não há limite para outras categorias. Ou seja, caso o torcedor more a mais de 100km do Rio e não possa ser Off-Rio, ele poderá se filiar em outras categorias.
Confira a nota do Flamengo na íntegra
O Clube de Regatas do Flamengo vem esclarecer a questão do sócio “Off- Rio”, que vem sendo falsamente divulgada, com a finalidade de prejudicar a imagem do Clube.
As manifestações e postagens atacando o Conselho Deliberativo e o colocando contra pessoas do Rio de Janeiro são mentirosas e desrespeitosas.
Não é verdade que o Conselho Deliberativo do Flamengo tenha modificado o estatuto para impedir ou limitar a associação de torcedores de fora do Rio de Janeiro (RJ) ao Clube.
Não há, dentre todas as categorias de sócio do Clube, nenhuma restrição quanto à origem do associado. Ou seja, para ser sócio do Flamengo o pretendente pode morar em qualquer lugar do país e do mundo e escolher qualquer uma das categorias disponíveis.
O que existe, ao contrário, é uma categoria de sócio denominada ”Off-Rio”. Esta categoria somente reconhecida pelo Conselho Deliberativo na sua atual gestão, permite apenas aos que residam a mais de 100 quilômetros do Rio de Janeiro se associarem ao Clube com desconto na mensalidade.
O objetivo é obviamente estimular a associação de pessoas de fora do Rio de Janeiro, dando a elas mais uma opção de virar sócio do Clube que, frise-se, os moradores do RJ não tem.
Há sim um número máximo de pessoas que podem se beneficiar desse desconto e se associar nessa categoria, que é restrita a 20% do número total de sócios contribuintes. No entanto, esse percentual não só não foi atingido, como ainda existem centenas de vagas abertas a novos sócios Off-Rio, que são mais do que bem-vindos.
Por fim, é importante registrar que a democracia impõe que seja respeitada a decisão da maioria, no caso, ampla maioria. A divergência é salutar, mas a decisão dos conselheiros do clube não deve ser alvo ataques públicos e distorcidos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã