No último domingo (10) o Flamengo perdeu para o Corinthians, em São Paulo, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Mas apesar da derrota, o Rubro-Negro já virou a chave e foca agora na decisão pela Copa do Brasil, na quarta-feira (13), contra o Atlético-MG no Maracanã.
Após a partida na Neo Química Arena, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, falou que o foco está todo no confronto de quarta e que o Maracanã “vai ser um inferno”:
“Maracanã vai estar lotado, terá uma grande festa e vai ser um inferno, essa que é a verdade. Mas quando a gente fala isso é em relação à pressão, ao Flamengo querer ganhar, está ligado ao empenho e raça dos jogadores e também à força da torcida do Flamengo, empurrando mais do que nunca.” Afirmou o dirigente.
Leia mais: Wendel faz contraproposta ao Flamengo e espera para conseguir liberação do Zenit
Mas Marcos Braz não foi o primeiro a falar em inferno. Após o final do jogo de ida, no Mineirão, Gabigol já tinha dito que os jogadores do Atlético iriam conhecer o que é “pressão e inferno” no Maracanã.
E enquanto a torcida entra no clima da festa e da pressão que será exercida pela torcida no Maracanã, o Mundo Rubro Negro relembra alguns confrontos em que o Flamengo precisava da vitória em casa e jogando junto com os torcedores, conseguiu a classificação. Confira:
Flamengo 1×0 Cruzeiro: Copa do Brasil 2013
Em primeiro lugar da lista, o memorável jogo contra o Cruzeiro, em 2013. Assim como o confronto deste ano contra o Atlético, o Flamengo pegou o Cruzeiro pelas oitavas da Copa do Brasil de 2013. Na ida, também em Belo Horizonte, o Flamengo perdia por 2 a 0, mas descontou no final do jogo.
Na época, o Cruzeiro era o melhor time do Brasil, e seria campeão brasileiro em 2013 e 2014. O Flamengo, ainda em reconstrução com Eduardo Bandeira de Mello, com um time humilde, foi empurrado durante os 90 minutos e conseguiu a classificação com gol de Elias, aos 43 do segundo tempo. Os torcedores lembram desse jogo como um dos melhores dos últimos tempos em relação à sinergia entre torcida e jogadores.
Flamengo 2×0 Emelec: Libertadores 2019
Em segundo lugar, Flamengo x Emelec em 2019. O confronto era válido pelas oitavas da Libertadores. Em inicio de trabalho de Jorge Jesus, o Flamengo perdeu a ida por 2 a 0, no Equador, em péssima partida.
Para o jogo de volta, mesmo com a grande desvantagem no placar, o clima era de otimismo no Rio de Janeiro. Os torcedores fizeram uma “Rua de fogo” para recepcionar os jogadores, lotaram o Maracanã, e desde antes do apito inicial, só se ouvia gritos de “Vamos virar Mengo”. Com esse apoio, o time conseguiu devolver os 2 a 0, e conseguiu a classificação nos pênaltis.
ISSO É FLAMENGO! #ConteComigo #VamosVirarMengo pic.twitter.com/9I1StgHc9t
— Flamengo (@Flamengo) July 31, 2019
Fla 1×0 Grêmio: Copa do Brasil 2018
Em 2018 o Flamengo encarava o Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil. O time de porto alegre era o atual campeão da Libertadores, e chegava como favorito. No jogo de ida, na Arena do Grêmio, o Mengão perdia por 1 a 0, até que Lincoln marcou aos 49 da segunda etapa.
Para o jogo de volta, a torcida ignorou o favoritismo do adversário e mais uma vez lotou o Maracanã. E deu certo, com gol de Éverton Ribeiro o Flamengo venceu por 1 a 0 e se classificou, eliminando um dos favoritos ao título.
Mengão 3×0 Coritiba: Copa do Brasil 2014
Em 2014 o Flamengo enfrentou o Coritiba, pelas oitavas da Copa do Brasil. No jogo de ida, um desastre em campo, e o Mengão perdeu por 3 a 0 fora o baile. Parecia que o confronto já estava decidido.
Mas na volta, mesmo com “apenas” 19 mil torcedores no Maracanã, a conexão entre torcida e time funcionou mais uma vez. O que parecia impossível, o Flamengo e os 19 mil presentes fizeram acontecer. O Rubro-Negro devolveu os 3 a 0, com gols de Eduardo da Silva e Alecsandro, e conseguiu a classificação nos pênaltis.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã