O sorteio que definiu os confrontos das quartas-de-final da Copa do Brasil foi realizado nesta quarta-feira (30), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O próximo adversário do Flamengo será o Grêmio.
Ao lado do Cruzeiro o tricolor gaúcho é o maior campeão da competição, os dois clubes já conquistaram cinco troféus da principal competição mata-mata do país. Conhecido como “time copeiro”, sua última conquista, a edição 2016, precedeu à conquista da Libertadores do ano passado. O Grêmio de Renato Portaluppi é justamente o time a ser batido no Brasil.
A ordem dos mandos de campo ainda só será confirmada em novo sorteio a ser realizado ainda hoje pela tarde. O confronto entre os dois gigantes brasileiros deve acontecer em agosto.
Atualização: O Flamengo jogará a primeira partida da decisão no dia 01/08, na Arena do Grêmio. No dia 15/08 o retorno no Maracanã.
O Flamengo eliminou a Ponte Preta (SP) na última fase da competição, e desembolsou um montante de R$ 2,4 milhões pela classificação. A premiação atual já engloba os novos valores de direito de transmissão. Com isso tendo a a Copa do Brasil 2018 a mais rentável de todas as edições. O Flamengo pode levar em torno de R$ 60 milhões para seus cofres caso conquista o tetracampeonato. Além de se garantir na fase de grupos da Libertadores da América 2019.
Histórico
O Rubro-Negro tem também a oportunidade de diminuir a estatística favorável aos gaúchos na Copa do Brasil. Apesar do Flamengo de maior número de vitórias (4), são os gremistas que mais comemoraram classificações (4), com um “agravante”: saíram vitoriosos na única final entre os dois, em 1997. Em 1989 o Mengo sofreu goleada humilhante nas semifinais (6×1).
Em 1993 bastou uma simples vitória pelo placar mínimo para que novamente o Mais Querido abandonasse a competição. No jogo de ida, no Maracanã, os três gols marcados pelos gaúchos na derrota por 4×3 foram importantes. Novamente o gol fora de casa foi fundamental para a classificação dos gaúchos. Com o 2×1 sofrido no Rio, o Fla não conseguiu segurar a vantagem do empate.
O Fla conseguiu fazer o dever de casa em duas ocasiões: 1999, pelas oitavas; e 2004, pelas quartas – a única vez até então que os times se cruzaram nessa fase. Foi um veterano formado na Gávea que fez o único gol da disputa, Zinho, em pleno Estádio Olímpico.
Imagem destacada nos posts e nas redes sociais: Divulgação / CBF
Quer ser apoiador do Mundo Rubro Negro? CLIQUE AQUI
LEIA TAMBÉM
> Em busca do tetra: Flamengo enfrentará o Grêmio nas Quartas da Copa do Brasil
> Flamengo/Marinha busca primeira vitória como visitante diante do Audax
> O caminho para as quartas: conheça o retrospecto internacional do Fla contra os times do pote 1
> Você é Bahêa ou Vitória, Afro? – Como é ser Flamengo em Salvador?
> Fim da novela: após 4 anos, Flamengo recebe dinheiro da venda do Hernane Brocador