Falta pouco para o início do Novo Basquete Brasil 8. Nesta segunda-feira (2), o Flamengo faz sua estreia na competição contra o Paschoalotto/Bauru, reeditando a final da última edição. A participação do time rubro-negro no maior campeonato do basquete brasileiro terá início no Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h (horário de Brasília). O confronto tem transmissão ao vivo do SporTV e tempo real do MRN no twitter.
Nas finais da última temporada, o Fla venceu os dois jogos, 91 a 69 no primeiro, que ocorreu no Rio de Janeiro, e 77 a 67 no segundo, em Marília (SP), – pela primeira vez a decisão foi melhor de três – e levou o título do NBB para a Gávea. Neste ano, o FlaBasquete busca o pentacampeonato e, apesar de ter novas peças no time, vai brigar forte por isso.
O duelo, que já se transformou em um clássico do basquete brasileiro, marca o encontro dos dois times mais fortes atualmente. Não atoa a pré-temporada para ambos aconteceu com confrontos contra times da NBA. O Bauru é o atual campeão da Liga das Américas, da Sul-Americana e ficou com o vice do Mundial, disputado contra o Real Madrid, e fez sua primeira viagem aos EUA para encarar o New York Knicks e o Washington Wizards, onde perdeu nas duas oportunidades por 100 a 81 e 134 a 100.
O Flamengo, maior campeão do NBB, já tinha feito amistosos em solo norte-americano no ano passado (Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies) e se tornou, no dia 17 de outubro, o primeiro time brasileiro a receber uma equipe da NBA no Brasil. No final os rubro-negros foram derrotados por 90 a 73, mas fizeram história mais uma vez. Além disso, o Orgulho da Nação conquistou na última quinta-feira (29) o 11º título seguido do Campeonato Carioca com uma vitória por 74 a 66 no segundo jogo em cima do Macaé.
Para o confronto, o Mais Querido terá o desfalque de Marcelinho Machado, com uma contusão no joelho, enquanto os adversários não podem contar com Murilo Becker, que tem uma lesão no olho e só deve voltar em 2016.
Com o elenco reformulado, o Mengo vai a São Paulo com um time bem diferente daquele da última temporada. Com as saídas de Laprovittola, Benite, Herrmann e Felício (recém-contratado pelo Chicago Bulls), as novas aquisições são o armador Rafa Luz, ala-armador norte-americano Jason Robinson, o ala-pivô Rafael Mineiro e o pivô JP Batista. Após alguns amistosos com equipes brasileiras, o NBA Global Games e a conquista do Estadual, o entrosamento da equipe já é melhor e a tendência é que tudo se arrume ao longo do ano.