No bicampeonato Brasileiro de 2020, o Flamengo terminava na 27ª rodada, com um partida sem gols contra o Fortaleza. Naquela ocasião, o Rubro-Negro tinha 49 pontos e estava há sete do líder São Paulo, na terceira colocação.
A partida aconteceu no estádio do Castelão, em Fortaleza (CE), ao comando do técnico Rogério Ceni.
Coincidentemente, a 28ª rodada também seria disputa contra o Fluminense, no dia 06 de janeiro de 2021.
BOLA ROLANDO
Em jogo truncado no Castelão, também faltou inspiração ao ataque do Flamengo na 27ª rodada do Brasileirão. O Fortaleza lutava para não ser rebaixado e armou uma defesa sólida diante o Rubro-Negro.
O ponto alto da partida, sem grandes atuações, foi o pênalti perdido por Pedro, que até deixou a bola entrar, mas ao escorregar deu dois toques nela e o gol não foi validado.
TABELA DE 2020
O jogo entre Flamengo e Fortaleza seria a chance do Rubro-Negro diminuir a distância para o São Paulo, que estava na liderança. No entanto, o empate sem gols, fez o Mais Querido ser ultrapassado na classificação pelo Atlético-MG. Ambos estavam com 49 pontos, mas o clube mineiro tinha um vitória com um jogo a mais.
COLETIVA CENI
A disputa também foi marcada pela entrevista coletiva de Rogério Ceni, que justificou uma partida sem gols por conta da defesa que montou em seu antigo clube, o Fortaleza.
“A dificuldade que o Flamengo enfrentou hoje deve muito a sistema de três anos que foi montado por nós no Fortaleza. Sistema justamente para contra times como Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras, Internacional”, disse ele.
Além dessa fala ser questionada na época, o técnico já estava sendo muito cobrado pelas atuações abaixo do esperado do Flamengo. Diante ao Fortaleza, o Rubro-Negro jogou sem nenhuma criatividade.
No entanto, naquele ano, o Flamengo, mesmo diante as dificuldades no Brasileiro, conquistou o octacampeonato e foi campeão brasileiro pela segunda vez consecutiva.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 0 x 0 Flamengo
FLAMENGO: Hugo Souza; Isla (João Lucas), Rodrigo Caio, Natan e Renê; Willian Arão (Diego), Gerson, Arrascaeta (Pepê) e Everton Ribeiro (Vitinho); Bruno Henrique e Pedro
Técnico: Rogério Ceni
FORTALEZA: Felipe Alves; Gabriel Dias (Vazquez), Jackson, Paulão e Carlinhos; Luís, Ronald e João Paulo (Osvaldo); Tinga, David (Wellington Paulista) e Romarinho
Técnico: Marcelo Chamusca