Os problemas no futebol do Flamengo não são surpreendentes, pois a montagem foi fortemente amadora para “garantir a cobrança” prometida.
E em mais um episódio dramático envolvendo o Flamengo, o treinador Abel pega o boné e sai. Não antes de acusar o atual presidente Landim e o dono do futebol, o Bap, de mentirosos por terem supostamente garantido a ele que não estavam procurando alguém. Mas estavam atrás de Jesus. Ele sabia desta informação devido as suas fontes em Portugal que denunciaram esta movimentação do Flamengo. A presença de Jorge Jesus, treinador de sucesso em Portugal junto ao Benfica, onde ganhou títulos importantes, no jogo contra o Atlético-MG, certamente ligou vários alarmes sonoros.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
Landim, falando em coletiva que Abel saiu por “motivos pessoais” foi outra bola fora. Foi desmentido por Abel, que assim sinalizou que volta ao mercado, e ainda chamado de traíra. A Comunicação é um enorme problema nesta gestão. Do presidente até a última ponta.
E o problema no futebol, o qual nem posso dizer que é surpreendente, pois durante a campanha a montagem de um futebol fortemente amador para “garantir cobrança” foi prometida. Os associados e a torcida compraram esta ideia. E agora temos um homem forte no futebol, o Bap, que rege o departamento através de terceirizados como Marcos Braz, o VP de futebol viajante, mais o conselhinho de palpiteiros.
Junte a isto Pelaipe, que não tem histórico de estruturação profissional do Departamento e mais Noval, que deveria estar fixo na base mas paira no futebol profissional ainda que não demonstre publicamente qualquer liderança no setor – parece ser mais uma eminência parda tão ao agrado do verdadeiro “dono”, o Bap.
Marcos Braz, dirigente amador notório pela conquista de 2009 onde contou com a benesse da fortuna que proporcionou um time do Flamengo com um centroavante espetacular como Adriano mais o Pet em seu canto de cisne final da carreira, em um ano com vários problemas de gestão em que o técnico Cuca saiu do time e o Flamengo teve que contar com interino a partir em diante.
À partir daí Marcos Braz ficou afastado do futebol (em 2010 onde o departamento de futebol ficou uma zona e acabou sendo demitido) e sequer se ouvia sua voz a respeito do futebol contemporâneo.
Chamado por esta gestão eleita para ser o VP de Futebol, ligado ao Bap, logo agiu como o esperado. Chamou profissionais amigos para trabalhar. Alexandre Sanz, afastado do mercado, trabalhando em clínicas na praia, veio a ser o preparador físico principal de um elenco milionário e que deveria ser muito competitivo. E o Marcelo Salles, o “Fera”, como auxiliar técnico da comissão técnica permanente. Auxiliar de Andrade em 2009 nunca mais teve qualquer outro brilho. Técnico fracassado no Nova Iguaçu, mas, por amizade, chamado a compor o staff profissional do clube. E assim vai o Flamengo. Conselhinho de palpiteiros, badalos de Bap, dirigente amador com uma ideia de profissionalismo bem arcaica, gerentão de futebol e o Bap dando a ultima palavra.
Não tem como dar certo. Penso eu. Mas ainda assim montou um elenco muito forte. E no afã de ter um técnico mais motivador contratou Abel Braga. Técnico totalmente fora do esquadro em relação ao elenco contratado. Reativo, em declínio tático evidente, Flamengo jogava sob a ira da torcida indignada com atuações tão ruins de um elenco sabidamente de bom nível. E se notava que o problema não estava nos jogadores. Pois atuavam com vontade. Mas sim porque o Flamengo prescindia de esquema tático com mínima qualidade. Zaga ficava sempre exposta, não tinha qualquer compactação nem triangulação de jogadas, parecendo realmente ser verdadeira a acusação que o Flamengo “não treinava”.
A diretoria então se viu forçada a procurar outro treinador. Certamente queria aproveitar o momento da parada da Copa América para fazer a troca. Mas procurar técnico no futebol é tão silencioso quanto elefante passeando em loja de cristais. Todo mundo fica sabendo. Whatsapps correm soltos. E aí o desastre é formado. Abel não queria classificar o time e o bônus ficar com outro treinador. Também não queria desclassificar e ser feito o vilão de tudo. Entendeu que perdeu o suporte e saiu.
Em mais este problema no Departamento de Futebol, é hora de procurar outro treinador. Agora, finalmente, com o perfil mais adequado para o elenco. Não será fácil. Será muito caro. Mas é a vida. E contar com um auxiliar técnico contratado não pela qualidade mas pela amizade para dirigir o time em partidas importantes e torcer pelo sucesso do mesmo neste período.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã
- Últimas notícias do Flamengo: Eleição, Gerson e Internacional
- Flamengo esfria interesse em atacante Cucho Hernández
- Rodrigo Caio, ex-Flamengo, pede apoio da torcida do Grêmio na luta contra o Z-4
- Brasileirão 2024: Flamengo tem mesmo desempenho do ano passado após 35 rodadas
- Tigres descarta investida em Gabigol; atacante deixará o Flamengo
- Conheça o estádio do Inter Miami, palco de Flamengo x São Paulo
- Pesquisa aponta Dunshee como favorito na eleição do Flamengo
- Landim é convidado por dirigente a assumir adversário do Flamengo
- Cabe no Flamengo? Cuiabá define preço de Isidro Pitta
- Copinha Feminina: confira as datas e horários dos jogos do Flamengo
- Carlinhos tentará repetir ‘método Michael’ para brilhar no Flamengo
- Cogitado no Flamengo, Arthur Cabral não quer deixar o Benfica
- Artur pode ser emprestado ao Flamengo pelo Zenit, diz jornalista
- Representante da chapa de Dunshee tem liminar negada na justiça
- Inter deve ter desfalque no meio de campo contra o Flamengo
- Chelsea é o novo interessado em tirar Lorran do Flamengo
- Eleição do Flamengo será acompanhada pelo Ministério Público
- Cucho Hernández pode chegar sem custos ao Flamengo; entenda
- Ingressos para jogo de despedida do Imperador estão à venda
- Berrío coloca Atlético Nacional de 2016 acima do Flamengo de 2019; assista
- Notícias do Flamengo: Criciúma, FC Series e Internacional
- Liverpool quer Gerson, do Flamengo; veja valor de oferta milionária
- O Globo irá promover debate entre candidatos a presidência do Flamengo
- Deivid Washington não descarta Flamengo, mas prefere Europa
- 11 anos do Tri: os 8 gols de Hernane na Copa do Brasil 2013