A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (04), que a Copa do Mundo de 2030 terá um formato inédito com disputa pela primeira vez em três continentes. As sedes principais do Mundial serão os vizinhos Espanha, Portugal e Marrocos, mas haverá jogos de abertura no Uruguai, Argentina e Paraguai. A estreia do torneio, aliás, ocorrerá no Estádio Centenário de Montevidéu, como homenagem à primeira edição, em 1930.
Leia mais: Flamengo marca reunião decisiva por renovação de Bruno Henrique
Devido a isso, Arrascaeta e Varela poderão estrear pela Copa do Mundo de 2030 em casa, no Uruguai. Para isso, os dois jogadores precisam se manter em alto nível para serem convocados e disputarem a competição em mais uma oportunidade. Nesse inédito Mundial, o meia terá 36 anos e o lateral-direito 37.
Após os primeiros jogos no Uruguai, Argentina e Paraguai, a Copa do Mundo terá suas demais partidas em Portugal, Espanha e Marrocos, se dividindo entre os países europeus e o africano. O Conselho da Fifa, tomou a decisão nesta quarta-feira, com comunicado da entidade que foi um acordo por unanimidade. O Congresso, contudo, ratificará as três principais sedes no ano que vem, a depender da conclusão com sucesso do processo de candidatura.
“Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
E explicou: “Uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida, cada, na Copa do Mundo de 2030.A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo”.
Presidente da Conmebol celebra abertura da Copa do Mundo no Uruguai e comenta saída do Chile
Assim como a de 2026, a Copa do Mundo de 2030 terá 48 seleções e 104 partidas, dentre elas Argentina, Paraguai, Uruguai, Espanha, Portugal e Marrocos já estão garantidos com o anúncio das sedes. Antes da oficialização por parte da Fifa, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, revelou a surpresa e celebrou a homenagem à Montevidéu.
“A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final”, declarou.
Para sediar a Copa do Mundo de 2030, haviam duas candidaturas: uma formada por Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, e outra por Espanha, Portugal e Marrocos. No entanto, de acordo com a Fifa, apenas a candidatura europeia-africana foi oficializada. No final das contas, houve uma união, mas sem a presença do Chile.
” A ideia inicial era ter apenas dois países, Argentina e Uruguai, depois nós agregamos o Paraguai e mais tarde o Chile. A decisão da Fifa, não da Conmebol, foi fazer em três países. Mas vamos trabalhar para que de alguma maneira o Chile seja contemplado”, falou o presidente da Conmebol.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã