Trabalho elogiado, time confiante, alto nível de desempenho. Dorival Júnior faz grande trabalho comandando o Flamengo e, após conseguir classificação sobre o Corinthians na noite de ontem (9), voltará a disputar uma semifinal após 7 anos.
A merecida classificação para a semifinal da Libertadores coroa o grande de trabalho de Dorival desde que assumiu o Flamengo. Além disso, o comandante voltará a sentir o gostinho após longos 7 anos. A última vez em que chegou a essa fase em uma competição importante foi com o Santos, em 2015, na Copa do Brasil.
As outras duas vezes em que Dorival conseguiu chegar às semifinais foram em 2009, quando acabou sendo eliminado com o Vasco, e em 2010, quando foi campeão com o Santos, o principal título do seu currículo. Já em 2015, o treinador também chegou à final, mas perdeu nas penalidades para o Palmeiras.
Leia também: Dorival exalta zagueiros do Flamengo e revela que jogada do gol da vitória foi treinada no Ninho
Desse modo, Dorival conseguiu superar duas das três semifinais que disputou na carreira. Além disso, é favorito para chegar à final da Libertadores, seja o Vélez ou o Talleres o adversário na semifinal.
Essa será a primeira semifinal continental de Dorival Junior
Se pela Copa do Brasil o comandante rubro-negro chegou à três semifinais, em competições continentais ele nunca conseguiu. A fase mais avançada de uma competição continental que Dorival disputou foram as oitavas da Libertadores de 2012. Naquela temporada, ele comandava o Internacional e acabou sendo eliminado pelo Fluminense.
Isso que dizer que 2022 não será somente o ano da primeira semifinal continental de Dorival, mas também o da primeira vez que disputou ao menos as quartas de uma competição internacional.
Treinador não quer o time soberbo, apesar da boa fase
Ainda que tenha sido tratado como favorito para chegar à final e grande candidato ao título, Dorival demonstra humildade. O treinador segue pregando o discurso de pés no chão no cargo de técnico do Mengão, onde disputa ainda Brasileirão e Copa do Brasil. Em mais de uma oportunidade na mesma resposta na coletiva pós-jogo, o treinador diz que o time deve seguir trabalhando com pés no chão e na sequência frisa: ‘Ainda não alcançamos nada’.
“A equipe tem que continuar acreditando, trabalhando com seriedade e com os pés no chão. Passamos uma parte importante, mas ainda não alcançamos nada. Chegamos à semifinal, que será duríssima, como foram as fases anteriores. Mata-mata é muito perigoso, as vezes você abre uma vantagem e pode ser um perigo ao longo da partida. A forma madura e equilibrada foi importante, mas nem sempre isso acontecerá”, explica o treinador.
O técnico do Flamengo ainda explica a sinergia com a Nação Rubro-Negra e diz que não vai desistir de nenhuma competição. Ou seja, além das Copas Libertadores e do Brasil, Dorival Júnior também mira o Brasileirão, onde é quinto colocado.
“O torcedor está acreditando pois está vendo o time responder. E não podemos esmorecer. Queremos estar vivos nas três competições. Por isso, vai ser importante todo o grupo. Nós temos usado duas equipes titulares”, diz.
Dorival e Flamengo voltam ao campo de jogo no próximo domingo (14), para duelo contra o Athletico Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã