Atleta do Flamengo, Diogo Soares é é o único atleta da ginástica artística masculina que já tem vaga assegurada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O MRN preparou série de matérias sobre os atletas do Mengão nos Jogos e relembra trajetória do rubro-negro desde que assinou com o clube. Ginasta acumula pódios e confirmou posição de maior promessa brasileira da modalidade no ciclo olímpico.
Aos 22 anos de idade, Diogo Soares já teve experiência em Olimpíadas ao competir em Tóquio com a equipe brasileira e chegar à final do individual geral. Mas sua evolução e pódios desde que se tornou atleta rubro-negro, no ano seguinte aos Jogos, fazem que chegue nesta edição definitivamente consolidado no país.
➕: Torcida do Franca publica nota hipócrita sobre segurança contra Flamengo
Além disso, o Mundial de 2023 mostrou que ele pode estar entre melhores do mundo. Diogo foi o único brasileiro que conquistou vaga nominal na competição continental a partir de seus resultados. A 13ª posição na disputa por equipes fez o Brasil não conquistar vaga coletiva e receber uma outra vaga individual. Companheiro de Diogo deve ser anunciado no Troféu Brasil, entre 21 e 23 de junho.
Sendo ssim, diante da fase atual de cada atleta e os resultados recentes. Diogo é a esperança de uma campanha da ginástica também no masculino, já que o feminino é favorito a pódios individuais e coletivos. Relembre trajetória desde que chegou ao Fla até a ida para Paris 2024:
A chegada de Diogo Soares ao Flamengo
De todos os atletas do Flamengo que estão classificados para os Jogos Olímpicos de Paris, Diogo Soares foi o último a se juntar ao clube. Presente em Tóquio com a delegação do Brasil, em 2021, o atleta com então com 20 anos de idade assinou contrato com o Mais Querido em abril de 2022.
Com um currículo que já contava com medalhas de ouro no cenário nacional e pódios com a Seleção Brasileira, o atleta foi anunciado como a maior promessa brasileira da ginástica artística masculina. E não é difícil entender o porquê ao olhar os resultados que o jovem já carregava na carreira.
Competindo desde os nove anos, ele já era 10 vezes campeão brasileiro por diferentes categorias. Mas foi entre 2018 e 2021 que evoluiu de forma impressionantes: acumulou medalhas em torneios juniores e profissionais, entre elas vitórias sobre atletas olímpicos Francisco Barretto e Arthur Nory e o ouro do individual geral no Campeonato Brasileiro adulto de 2019.
Já no Pan-Americano de ginástica artística de 2021, Diogo Soares terminou na primeira colocação e conquistou vaga em Tóquio para a primeira Olimpíada de sua carreira. Não à toa a histórica treinadora e atual coordenadora da ginástica rubro-negra, Georgette Vidor apontou o jovem como candidato a ídolo e inspiração para crianças na ginástica masculina do Mengão.
“O Flamengo precisava de um ídolo na ginastica artística masculina. Alguém que essa garotada olhasse e dissesse: quero ser igual a ele! E o Diogo é isso. Um menino com um talento inquestionável e um equilíbrio emocional invejável”, destacou.
Conquistas com o Manto Sagrado
Os dois anos treinando no Flamengo foram mais do que suficientes para Diogo Soares conquistar medalhas com o Manto Sagrado. Seguindo evolução já esperada, o jovem subiu ao pódio como atleta do Mengão em 11 oportunidades em dois anos disputando os principais torneios nacionais: 2022 e 2023.
Dessas conquistas, duas foram medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze. Mas vale destacar que lista provavelmente vai aumentar durante a disputa do Troféu Brasil de Ginástica Artística, que será entre os dias 21 e 23 de junho, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. É última competição antes de Paris 2024.
Veja o histórico de medalhas de Diogo Soares pelo Flamengo:
Troféu Brasil:
- Ouros: Solo (2022)
- Prata: Cavalo com alças (2022), barras paralelas (2022), barra fixa (2022) e salto (2022)
Campeonato Brasileiro
- Ouros: Cavalo com alças (2023) Prata: Individual geral (2022) e cavalo com alças (2022)Bronze: Argolas (2022), barras paralelas (2022) e barras fixas (2022)
Medalhas com a Seleção Brasileira
Se parecia seguir curva de evolução nas competições com o Flamengo, os torneios pela Seleção Brasileira mostram que o crescimento na verdade foi exponencial. Afinal, conquistou sua vaga olímpica em disputa de Campeonato Mundial e acumula medalhas em competições sul-americanas.
O grande desempenho no Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2023 em Antuérpia, na Bélgica, já deixou claro que o atleta atingiu nível altíssimo. Após avançar na última vaga na classificatória, o 10º lugar na final fez ele consolidar seu nome entre os ginastas de nível mundial e garantir vaga em Paris 2024.
Mas as conquistas não param por aí. Ele deixou a Bélgica e rumou quase diretamente para Santiago, no Chile, onde subiu ao pódio duas vezes no Pan-Americano. O rubro-negro foi prata na disputa do individual geral e ajudou a equipe brasileira na conquista da medalha de bronze.
Por fim, foram mais três medalhas de ouro (equipes, cavalo com alças e barra fixa) e uma prata (barras paralelas) no Pan de Ginástica Artística de 2024. Ou seja, totalizou seis pódios nos principais torneios que disputou com a Seleção recentemente.
➕: 60 dias para Paris: veja atletas do Flamengo classificados
Diogo Soares nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
O ginasta chega à França para seguir evolução e disputar com os melhores atletas do planeta. Diogo não é um dos favoritos por medalhas, mas 10º lugar em Campeonato Mundial mostra que o atleta tem condições de se colocar entre os principais nomes e, nesse nível, a briga por pódios costuma ser nos detalhes.
Em entrevista recente , ele projetou os jogos e estipulou meta ousada: “Eu quero ficar entre os dez nos Jogos Olímpicos no geral. Mas o que faz com que eu busque o impossível é ficar entre os cinco. Minha meta pessoal é essa. A gente trabalha final primeiro, mas a meta do sonho seria entre os cinco”, disse ao UOL.
Para atingir esse objetivo, no entanto, sabe que precisa melhorar a série e está fazendo ajustes durante as competições. Barras paralelas e fixa são os melhores aparelhos neste ciclo, além do solo. Mas ele acredita que pode atingir bom nível também nos outros aparelhos.
“Argola e cavalo são os aparelhos que eu tenho uma certa dificuldade, mas são dificuldades diferentes. Argolas é um aparelho em que você precisa ser muito forte, tenho dificuldade principalmente talvez pelo meu biotipo corporal e porque o meu melhor é a parte aérea. No cavalo, eu tenho uma boa série, mas está chato para dominá-la. Está chato de fazê-la sem erro nenhum, ainda não está 100% dominado”, completou.
Os Jogos Olímpicos de Paris começam daqui a exatos 46 dias, em 26 de julho, com cerimônia de abertura marcada para às 14h30 (horário de Brasília). O atleta do Flamengo competirá a partir do dia 27, na Arena Bercy.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã