Em 2022, o Flamengo enfrentou um começo difícil. Com Paulo Sousa no comando, o Rubro-Negro saiu derrotado das competições de pré-temporada, e o treinador teve seu fim da linha decretado logo na décima rodada do Brasileirão. Em 2023, o início foi semelhante ao ano passado, mas a reviravolta aconteceu ainda mais cedo.
Isso porque enquanto em 2022 o Flamengo demitia Paulo Sousa ao fim da décima rodada do Brasileiro, neste ano, o Mengão já figura no G-4 da competição. Com Jorge Sampaoli, o Fla emplaca dez jogos sem perder na temporada, e um terceiro lugar no Brasileiro com 19 pontos.
Leia mais: Flamengo tem 5 representantes em ranking do SofaScore no Brasileirão
No entanto, na temporada passada, nessa altura do campeonato, o Flamengo já estava em situação perigosa na tabela. Eram apenas 12 pontos conquistados em dez jogos, o que colocava o Mais Querido em 14º lugar. Ao todo, o Rubro-Negro somava quatro derrotas, três empates e três derrotas até a décima rodada do Brasileirão, com um aproveitamento de 40%.
Nesse sentido, o clima para Paulo Sousa ficou insustentável na Gávea. Com dois vices já no começo do seu trabalho, e um desempenho ruim em campo, o técnico português foi demitido logo após a derrota por 1 a 0 para o Bragantino. Em seguida, Dorival Júnior foi o responsável por assumir o Flamengo, e mais tarde, conquistou dois títulos importantes na temporada.
Flamengo faz campanha de campeão em 10 rodadas do Brasileirão 2023
Por outro lado, Jorge Sampaoli contabiliza números de campeão em dez jogos no Brasileiro. São 19 pontos até então, com seis vitórias, um empate e três derrotas. Esse é o mesmo roteiro que o Palmeiras escreveu no começo do Brasileirão de 2022, que terminou com o título para os alviverdes. Na temporada passada, o clube paulista tinha os mesmo 19 pontos nessa altura do campeonato, e era o líder da competição.
Assim como no ano anterior, o Flamengo precisou realizar uma troca de treinadores ainda no começo dos torneios. Vitor Pereira não conquistou bons números com o Rubro-Negro no seu início de trabalho, e foi demitido antes mesmo do Campeonato Brasileiro começar. Sob comando de Sampaoli, o Fla faz seu melhor começo no Brasileirão desde 2019, com 63% de aproveitamento.
Nesse momento, apenas cinco pontos separam o Flamengo do Botafogo, líder na tabela. Na próxima partida, que acontece no dia 22, o Mais Querido enfrenta o Red Bull Bragantino com favoritismo, apesar do jogo fora de casa. Enquanto isso, o Botafogo entra em campo contra o Cuiabá, também longe do Rio de Janeiro.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã