Conheça os protagonistas das três vitórias do Flamengo na Libertadores
Com a vitória por 1×0 ao Athletico, em Guayaquil, o Flamengo conquistou a Copa Libertadores pela terceira vez em sua história. Um tricampeonato que reforça o Mais Querido como um dos clubes mais vitoriosos do continente e um dos mais poderosos do Brasil nos anos recentes.
Em ano de Copa do Mundo, o elenco do Mengão quis mostrar valor. Vários jogadores rubro-negros provaram ao técnico Tite que merecem um lugar entre os convocados do Brasil, seleção que os sites especializados em casas de apostas sempre colocam como favorita a ganhar o maior torneio do futebol mundial.
Leia também: Flamengo homenageia jogadores campeões da Libertadores 2022
Vencer a Libertadores começa a ser tradição no Flamengo. Foi assim em 1981, no Chile. Se repetiu em 2019, no Peru, sob a batuta do técnico português Jorge Jesus, com uma virada sobre o River Plate que ficou marcada na história da competição.
Pois apenas três anos depois, em Guayaquil, no Equador, a mesma geração repete o feito continental, desta vez sob comando de Dorival Júnior. Certamente os flamenguistas ainda se emocionam quando reveem as imagens do jogo e dos bastidores de mais esta épica conquista.
Como toda história tem sempre um herói, o protagonista que brilha ainda mais intensamente quando todos se destacam. Com os dirigentes ainda projetando mudanças no elenco para 2023, vamos aproveitar para destacar três nomes fundamentais nas três campanhas vitoriosas do Flamengo. A começar pelo Galinho de Quintino!
Flamengo campeão da Libertadores em 1981: Zico
Quando o nome do Flamengo entra na conversa da Libertadores logo vem à memória um nome: Zico.
A eterna estrela da Gávea foi a grande referência da primeira conquista continental do clube, na edição de 1981, sobre o Cobreloa, do Chile, na final realizada em Montevidéu, no Uruguai. Arthur Antunes Coimbra comandou o Flamengo e marcou dois gols naquela final.
Inegavelmente, a Nação tem uma devoção muito grande por Zico e falar do Mengão sem mencionar seu nome é como visitar o Rio de Janeiro e não colocar os pés nas praia cariocas ou simplesmente deixar de visitar o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
Zico foi a grande estrela do Flamengo em sua geração e teve como ponto alto a vitória na Libertadores e logo depois ao vencer o Mundial, contra o Liverpool. Então com 28 anos, o meia foi o artífice do triunfo vermelho e preto, tendo feito 11 gols no torneio, incluindo quatro nos três jogos finais contra o Cobreloa.
Flamengo bicampeão da Libertadores em 2019: Jorge Jesus
A segunda conquista do Flamengo na Libertadores foi recheada de bom futebol, de vitórias inesquecíveis e de um nome acima de todos os outros: Jorge Jesus. O Mister, como carinhosamente é ainda hoje conhecido entre a torcida, revolucionou o Flamengo enquanto colocou um time cheio de estrelas a praticar um futebol de sonho.
Jesus não deixou ninguém indiferente e seu impacto dentro e fora do gramado foi grande. O técnico português deixou marca na Cidade Maravilhosa, tendo até sido condecorado como cidadão honorário do Rio de Janeiro.
Antes de tudo, a vitória na Libertadores de 2019 sobre o River Plate, da Argentina, por 2 a 1, não representou apenas a vitória no troféu mais importante da América do Sul. Foi sobretudo a vitória da união entre a comissão técnica de Jorge Jesus, a diretoria, o grupo e a torcida. A segunda Libertadores do Flamengo chegou com reviravolta histórica com gols do atacante Gabigol nos últimos instantes do segundo tempo.
Flamengo tricampeão da Libertadores em 2022: Gabriel Barbosa
E se Gabigol foi decisivo na conquista de 2019, em 2022 foi mesmo o grande herói do tricampeonato do Mengão na mais importante prova da América do Sul. O Flamengo derrotou o Athletico Paranaense por 1 a 0, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. E o gol foi do Gabriel Barbosa.
Leia também: Qual o tamanho de Gabigol na história do Flamengo?
É certo que a base da equipe tem contado ao longo destes anos com figuras como Arrascaeta e Everton Ribeiro, mas Gabigol tem sido a figura acima de todas as outras, vestindo a pele de grande herói dos momentos importantes.
Por isso é que muitos torcedores, do Flamengo ou não, querem ver Gabigol integrar o elenco de Tite para a Copa do Mundo no Catar. O jogador atravessa um momento de enorme confiança e a torcida acredita que estará na convocação do técnico nacional.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã