Tite iniciou oficialmente sua trajetória como técnico do Flamengo nesta terça (10) e já comandou o seu primeiro treino. Ex-capitão do Rubro-Negro, Diego Ribas elogiou a escolha pelo treinador e revelou característica do trabalho do técnico que se assemelha aos trabalhos de Jorge Jesus e Dorival Júnior.
“Tite no Flamengo e na minha opinião não teria opção melhor do que ele nesse momento que o clube vive. Vai trazer competência tática e técnica. Mas o que traz de mais valioso é o incentivo à competição interna. Quando se chega no melhor elenco do Brasil é necessário saber extrair o que ele tem de melhor e não tem forma mais eficiente do que a competição”, disse.
Leia mais: Marcos Braz fala da dificuldade de convencer Tite a começar a trabalhar em 2023
Em seguida, Diego detalha como a concorrência interna foi importante para o Mengão conquistar títulos ao longo dos últimos anos. O ex-camisa 10 afirmou que todo jogador precisa se sentir sempre motivado e certamente a melhor forma de incentivar um atleta é deixando claro que ele depende apenas de si para ser titular.
“Me lembro de 2019, naquele momento brilhante que vivemos, nós falávamos: ‘ O único time capaz de bater o primeiro time é justamente o segundo’. Éramos incentivados e sabíamos que ia jogar quem fosse melhor. Em 2022, Dorival fez duas equipes jogarem e a competição interna nos matinha motivados para tudo que estava por vir. Na seleção, Tite muitas vezes dava mais atenção ao jogador que não iniciava o jogo do que ao titular e isso mantinha todo mundo em alerta”
Especulações apontaram Diego Ribas como dirigente do Flamengo
Tite chegou ao Flamengo para liderar processo de reformulação visando a próxima temporada, e isso pode incluir saída de dirigentes. Aposentado dos campos, Diego Ribas foi apontado no início do ano como possível novo gerente de futebol no lugar de Fabinho Soldado.
A especulação não se concretizou e Diego assumiu outros projetos em sua carreira. No entanto, a discussão sobre novas lideranças para o Flamengo seguem após a contratação de Tite e o nome do ex-jogador pode entrar na pauta do clube.
Tite cita ‘responsabilidade muito grande’ ao assumir o Flamengo
Tite concedeu entrevista à Fla TV pouco antes de comandar o primeiro treino e seu discurso corrobora a análise de Diego Ribas. O treinador fez uma relação entre educação e competitividade e disse que seu objetivo é potencializar os dois aspectos nos atletas rubro-negros.
“Meu papel quanto técnico do Flamengo é uma responsabilidade muito grande, um orgulho muito grande, de saber da história vencedora, é só transitar no Ninho, vê as fotos… Mas que meus princípios de Adenor, de correção e educação… Educação e competitividade andam juntas, elas se potencializam para que possa ser melhor. Tomara que eu tenha luz e que a comissão técnica tenha competência para poder levar para dentro do campo e aquele negocinho redondo entre no gol e a gente possa vencer (risos)”, contou.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã