Com liberação de turistas garantida, o MRN resolveu juntar as principais informações das quais você precisa, além de boas dicas, caso você, torcedor do Flamengo, decida viajar ao Uruguai, palco da final da Libertadores.
LEIA TAMBÉM: Jornal equatoriano fica desesperado com atuação de Diego Alves: ‘Culpado pela derrota’
Vale ressaltar que o governo uruguaio anunciou, ainda em agosto, que voltaria a permitir a entrada de turistas sem restrições a partir de novembro. Contudo, ainda é necessário estar totalmente vacinado e apresentar teste PCR recente para ter a entrada no país liberada.
Como se trata de um país que compõe o Mercosul, não há a necessidade da apresentação de um passaporte, cabendo ao turista apresentar apenar um RG recente e em boas condições. Pousando no Uruguai, é importante fazer o câmbio do real para o dólar ou, preferencialmente, para o peso uruguaio, moeda oficial do país.
Mas atenção: evite efetuar o câmbio já no aeroporto, onde você pode pagar até 20% mais caro na conversão e acabar saindo no prejuízo.
Isenção de imposto e dinheiro de volta
Com a intenção de voltar a aquecer o turismo local, o governo uruguaio manteve a lei que isenta turistas de pagar o Imposto ao Valor Agregado (IVA).
LEIA MAIS: Rei dos jogos decisivos, Bruno Henrique comemora grande atuação: “Sou iluminado”
Nesse sentido, brasileiros podem ter um desconto em torno de 10,5% a 18,5% em hospedagem, refeições ou aluguel de carros, por exemplo.
Além disso, se você comprar algum produto no Uruguai, pode pedir o formulário “Tax Refund” e conseguir uma espécie de cashback de cerca de 14% na saída do país.
Outras dicas para o torcedor do Flamengo que vai viajar ao Uruguai
- A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é aceita no Uruguai, ou seja, você pode dirigir tranquilamente pelo país, seja com carro próprio ou alugado.
- O clima na primavera é ameno, com muito vento. É importante levar roupas de frio, apesar de a data da partida ser próxima do verão no hemisfério sul.
- Um chip de telefone custa, em média, 15 reais + créditos. A operadora mais famosa é a Antel. Nesse sentido, com pouco dinheiro, você se mantém bem conectado por seu celular.
- A voltagem no Uruguai é de 220 volts. Além disso, o padrão de tomadas no país são três pinos alinhados, diferentemente do último padrão brasileiro. Contudo, caso seus aparelhos sejam de dois pinos, não haverá problema. Caso não seja, é importante levar um adaptador.
- Apesar dos descontos já citados, se alimentar no país não é tão barato. Especialistas em viagens recomendam comidas prontas em mercados ou padarias, que custam valores bem baixos de restaurantes e afins.
LEIA AINDA: Braz comemora classificação e joga favoritismo para o Palmeiras: “É o atual campeão”