Muito criticado por parte da torcida por insistir na escalação de Márcio Araújo, o técnico Zé Ricardo voltou a defender a escolha do volante em detrimento do colombiano Gustavo Cuéllar na última temporada, mas afirmou que será o desempenho dos jogadores em 2017 que definirá quem serão os titulares este ano. Existe uma expectativa pela confirmação nos próximos dias da contratação do volante Rômulo, do Spartak Moscou, que chegaria forte na disputa por uma vaga de titular.
– O Márcio é um atleta que por onde passou, não só no Flamengo, como no Atlético e Palmeiras, sempre mostrou um grau de eficiência muito grande, da maneira como a gente foi pensando a equipe, no treinamento, ele foi aquele que foi dando o maior retorno pra gente. Todos os outros são grandes atletas, o Cuéllar é um excelente atleta também, com participação na seleção nacional colombiana e que tem o seu valor, sem dúvida alguma, mas o treinamento é que me dá o handicap para colocar a equipe em campo, e o Márcio veio aproveitando as oportunidades dele, a equipe que não passava um momento bom até o meio do ano acabou conseguindo uma certa confiança com ele e a gente acabou dando mais condição para que ele jogasse. Mas isso não quer dizer que no próximo ano isso vá acontecer. Eu acho que o que deu sucesso no ano passado não dá certeza para a gente que as coisas vão acontecer da mesma maneira. E a gente tá em constante evolução. Lógico que partindo de alguma coisa de 2016, mas quem estiver melhor em 2017 vai ser o atleta que terá condições maiores em 2017. A gente espera que todo mundo entre com o espírito de competitividade muito alto, porque nós vamos precisar disso – disse Zé Ricardo à Rádio Globo.
Foi uma mudança de tom em relação a uma entrevista concedida ao Esporte Interativo no fim do ano passado, quando o técnico se disse “muito feliz” com a renovação de Márcio Araújo e disse que esperava que o jogador fosse “ainda mais importante” para o time em 2017.