O Flamengo perdeu para o Independiente Del Valle por 1 a 0 nesta terça-feira (21), no estádio Banco Guayaquil, em Quito, Equador. O gol foi de Carabajal, aos 24 minutos do segundo tempo. A partida valeu pela riodada de ida da decisão da Recopa Sul-Americana 2023.
Os dois times voltam a se senfrentar no Rio de Janeiro, em 28 de fevereiro. Com o resultado, o Flamengo vai precisar vencer por dois gols de diferença no Maracanã para garantor o bicampeonato da recopa Sul-Americana. Vai precisar também jogar muito mais do que jogou em Quito.
Leia Mais: Critério diferente? Torcida reclama de decisão na Champions de árbitro que expulsou Gerson
1º Tempo – Atuação segura dp Flamengo, mas com chances perdidas
O Flamengo entrou em campo com a força máxima disponível. O técnico Vitor Pereira mandou a campo Santos, Varela, Fabrício Bruno, David Luiz, Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Everton, Arrascaeta; Gabigol e Pedro. O time se portou bem no primeiro tempo, mas perdeu chances claras.
Com Vidal em grande noite, o Flamengo conseguiu segurar a p´ressão do Del Valle, que ficou mqais com a bola. O time da casa abusou das bolas cruzadas e dos chiutes de longe, pois quis se aproveitar da altitude e da chuva forte. Santos não fez nenhuma defesa de maior dificuldade, mas os equatorianos rondaram a área.
Nas vezes em que onseguiu sair, o Flamengo chegou mais perto de marcar do que o Del Valle. David Luiz, aos cinco minutos, recbeu cruzamento de Arrascaeta e bateu forte para defesa do goleiro Ramirez. Aos 29 e aos 42 minutos, Gabigol perdeu chances cara a cara com o goleiro. Os três gols pode3m fazr falta no segundo tempo, quando os efeitos da altitude são mais sentidos.
2º Tempo – Dos males, o menor
O Flamengo voltou para o segundo tempo com a mesma formação, mas visivelmente mais cansado. Everton Ribeiro foi absolutamente nulo por todo o tempo que ficou em campo. Vidal seguiu se desdobrando para evitar que os meio-campista do Del Valle chegassem completamente livre à área do Flamengo.
As escapadas para o ataque que ainda aconteceram no primeiro tempo, desapareceream na etapa final. Arrascaeta não conseguiu fazer a ligação, Pedro parecia lesionado até sair. Gabigol cporreu muito, mas não foi efetivo.
Sendo assim, puco a pouco o Del Valle foi imprensando o Flamengo. O gol foi ensaida minutos antes de acontecer. Em cruzamento da esquerda, Carabajal subiu livre e cabeceou para fora. Na segunda tentativa, acertou o giol. Santos, mais uma vez, falhou.
Dali até o fim, o Flçamengo entende7u que o objetivo único era chegar ao Maracanã com uma desvantagem que permitiusse a virada e o título em casa. Muito mais importante do que empatar era não tomar dois, três ou quatro.O Flamengo em Quito foi mais uma exibição de um time sem cara. Aquele FFlamengo de Dorivalk Júnior morreu, mas Vitor Pereira ainda não conseguiu dar vida ao seu Frankenstein.