O Flamengo fez a terceira melhor campanha geral da Libertadores e conseguiu a classificação para as oitavas de final do torneio. No entanto, a defesa do Rubro-Negro teve destaque negativo, pois é a segunda defesa mais vazada do torneio entre os líderes dos grupos.
A defesa do Flamengo tomou seis gols em seis partidas na fase de grupos da Libertadores. Além disso, três gols dos seis gols sofridos foram de falhas individuais. Willian Arão, Isla e Pablo fizeram gols contra.
Leia mais: Torcedores do Flamengo reagem à opção de Paulo Sousa de manter Hugo no Fla x Flu
O Cólon supera a defesa do Flamengo no quesito gols mais sofridos. No total, a equipe da Argentina sofreu oito gols nos seis jogos disputados pelo grupo G. Apesar de o time se classificar para as oitavas de final da Libertadores em primeiro lugar, com 13 pontos depois de vencer três partidas, empatar uma e perder uma.
Defesa do Flamengo não foi vazada em poucos jogos
A média de um gol sofrido por partida da defesa do Flamengo reflete falhas individuais e incertezas quanto à titularidade no gol. Mas, o time comandado por Paulo Sousa não tomou gols em duas oportunidades na Libertadores.
O Flamengo fez a sua estreia contra o Sporting Cristal no dia 05 de abril. O jogo foi no Peru, e o Mais Querido venceu por 2 a 0. Já a segunda vez que o time não levou gol no torneio, foi contra a goleada por 3 a 0 contra a Universidad Católica, no dia 17 de maio.
Por outro lado, o empate por 2 a 2 contra o Talleres mostrou a fragilidade defensiva da equipe não só na Libertadores, como também ao longo da temporada. Afinal, o Rubro-Negro já sofreu seis gols em nove partidas no Brasileirão, e ocupa a 14ª posição.
As outras defesas da Libertadores
O sorteio para as oitavas de final da Libertadores acontece na sexta-feira (27), e 12 equipes já garantiram a vaga na próxima etapa da competição internacional. Os grupos B e E definem as outras quatro vagas nesta quinta-feira (26).
Das 12 equipes já classificadas para as oitavas de final da Libertadores, o Palmeiras e River Plate sofreram apenas três gols. Assim como, o Deportivo Cali que é líder do grupo E, mas o time ainda joga nesta quinta-feira (26) para decidir as últimas vagas para a próxima fase da competição. Assim, as duas equipes são as menos vazadas entre os líderes, além de terem o melhor ataque da competição, com 25 gols marcados do time paulista e 18 do time argentino.
O Estudiantes sofreu cinco gols, enquanto o Atlético-MG levou seis gols em seis partidas. Já o Libertad levou cinco gols, mas ainda decidi a classificação e a liderança do grupo B nesta quinta-feira (26). Athletico-PR, Caracas e The Strongest também lutam por uma vaga no grupo B.